Os projetos inovadores desenvolvidos pela Prefeitura de Joinville e que têm resultado e melhoria na qualidade de vida da população foram compartilhados com gestores e especialistas de todo o estado. Nesta quinta-feira (18/9), a vice-prefeita Rejane Gambin palestrou durante o 8° Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Criciúma. O evento tem como objetivo discutir soluções inovadoras para as cidades.
Joinville apresentou a forma como tem investido na formação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino por meio da tecnologia. Nos últimos anos, foram mais de R$ 130 milhões investidos nessa área que contemplaram aquisições como espaços maker e kits materiais para aulas de robótica, instalação de internet em todas as unidades, além de equipamentos.
“Nós estamos preparando nossas crianças para o futuro. Com as aulas, elas se preparam para as oportunidades que terão quando forem adultas, mas é também uma atividade muito importante ainda na infância e adolescência, pois desenvolve criatividade, trabalho em equipe e técnicas para resolução de problemas reais. Um exemplo foi durante o Campeonato de Robótica em que as crianças apresentaram projetos desenvolvidos com o tema casa do futuro”, ressalta a vice-prefeita.
Rejane também mostrou aos demais palestrantes as inovações na área da saúde que permitem o monitoramento em tempo real da situação da dengue, utilizando um robô que faz a coleta de dados de forma 15 vezes mais rápida que se fosse feita manualmente.
E na mobilidade, Joinville também se destaca pelo uso de tecnologias que simulam o trânsito da cidade em um ambiente virtual. É possível criar digitalmente a área que está sendo estudada. A partir disso e com os estudos in loco, a equipe técnica consegue fazer os testes antes de definir os ajustes viários.
O método de Smart Mobility foi usado no planejamento de importantes obras viárias em Joinville, como o binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga, o binário das ruas São Paulo e Santa Catarina e a rotatória quadra da rua Marquês de Olinda com a rua Marajó.
“A inovação é uma das marcas da nossa gestão. Trabalhamos em todas as áreas para criar, melhorar e oferecer processos inovadores que reflitam na qualidade de vida da população. O aplicativo Joinville Fácil disponibiliza na palma da mão do joinvilense mais de 30 funcionalidades”, exemplifica a vice-prefeita.
Prêmio Prefeito Inovador 2025
Durante o 8° Congresso Catarinense de Cidades Digitais, foram premiados prefeitos que se destacam por iniciativas que envolvam a digitalização de serviços públicos, a modernização administrativa, o uso estratégico de dados e práticas inovadoras na gestão municipal.
A vice-prefeita Rejane Gambin recebeu o troféu em nome do prefeito Adriano Silva. Ela convidou para estarem juntos nesse momento, o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond Vieira, e os servidores da Prefeitura de Joinville que participaram do evento.
A seleção dos premiados é feita pela Rede Cidade Digital, que é promotora do evento em parceria com a Prefeitura de Criciúma. O evento conta com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e de diversas associações regionais de municípios.