“Prioridade é segurança das famílias afetadas pelas chuvas”, afirma prefeito de São José

Foto: Divulgação/PMSJ

Por: OCP News Florianópolis

15/04/2024 - 07:04 - Atualizada em: 15/04/2024 - 07:46

Após as fortes chuvas que atingiram a Grande Florianópolis, o prefeito de São José Orvino Coelho de Ávila anunciou medidas de prevenção logo após reunião realizada neste domingo (14). A previsão de chuva persiste, embora com tendência a estiagem a partir desta segunda-feira (15), conforme alerta laranja da Defesa Civil. As principais secretarias municipais estão atuando de forma integrada para atendimento aos moradores.

“Nossa prioridade é garantir a segurança das pessoas, e não estamos medindo esforços, com toda a equipe da Prefeitura nas ruas. Já atuamos na remoção de famílias ilhadas na área industrial, que foram prontamente atendidas pela Assistência Social”, afirmou Orvino Coelho de Ávila.

As equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal atenderam dezenas de ocorrências ao longo do domingo. Houve registro de alagamentos, rolamento de rocha e deslizamentos, mas todos sem vítimas. Um dos pontos mais críticos, a ponte entre São José e Palhoça na localidade do Brejaru foi interditada pela Guarda e teve os bloqueios reforçados com pedras pela Secretaria de Infraestrutura. Embora o nível do rio esteja estável, a estrutura pode apresentar risco.

Outro local afetado foi a região industrial, onde sete famílias chegaram a ficar ilhadas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Todas já receberam atendimento da Secretaria de Assistência Social e terão acesso a kits de higiene e limpeza.

A Central de Videomonitoramento da Prefeitura está mobilizada em regime de plantão checando diversos pontos da cidade. O contato para ocorrências é o 199.