Príncipe Harry é ordenado a pagar R$300 mil em indenização a tabloide após decisão judicial

Foto: Reprodução Instagram

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

12/12/2023 - 09:12 - Atualizada em: 12/12/2023 - 09:39

O Príncipe Harry foi ordenado a pagar 48.447 libras (aproximadamente R$ 300 mil) em indenização aos editores do Mail on Sunday após perder uma disputa judicial por difamação contra o tabloide britânico. A informação foi divulgada pela agência de notícias AFP.

A ação legal movida por Harry foi motivada por um artigo publicado no Mail on Sunday que abordava as mudanças na segurança do príncipe e sua família após sua saída da realeza e mudança para os Estados Unidos com sua esposa Meghan Markle e os filhos Archie e Lilibet.

Segundo a defesa do Duque de Sussex, o artigo falsamente insinuava que ele estava “mentindo” e tentando “cinicamente” manipular a opinião pública. Harry contestou judicialmente a suspensão da proteção policial para ele e sua família, que ocorreu em fevereiro deste ano, após sua renúncia aos deveres reais em 2020.

O tabloide alegava que o príncipe “tentou manter em segredo sua disputa legal com o governo sobre os guarda-costas da polícia”, enquanto sua “máquina de relações públicas tentava dar uma perspectiva positiva à controvérsia”.

A justiça britânica determinou que Harry indenizasse o jornal até 29 de dezembro. No início do ano, o Ministério do Interior, responsável pela polícia, imigração e segurança, decidiu que Harry não receberia automaticamente segurança policial pessoal enquanto estivesse no Reino Unido, mesmo que ele arcasse com os custos.

O filho mais novo do rei Charles recebeu permissão no ano passado para contestar essa decisão judicialmente. Shaheed Fatima, advogada de Harry, alegou que ele foi submetido a tratamento ilegal e injusto, embora não tenha comparecido ao tribunal.

Notícias no celular

Whatsapp