Os primeiros dias de abril poderão registrar mudança no tempo em Santa Catarina. Após um fim de semana de calor, a semana já começa com mais nuvens no estado, de acordo com a Defesa Civil.
“Entre o final da manhã e a tarde há condições para pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, que começam pelo oeste do estado e se estendem para as demais regiões até o final do dia, devido a passagem da frente fria associada a um sistema de baixa pressão”, diz o órgão.
Apesar disso, o risco é de baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica.
As temperaturas mínimas devem ficar entre 18 e 23°C no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral catarinense. Nas demais regiões, podem variar de 12 a 16°C. À tarde, porém, as temperaturas máximas oscilam em torno dos 30°C em todas as regiões, ultrapassando essa marca no Extremo Oeste e no Litoral.
Já na terça-feira (2), a frente fria se afasta de Santa Catarina, mas o tempo permanece instável com presença de muitas nuvens e condições para chuva isolada, que ocorre principalmente do centro ao leste do estado, acompanhada por trovoadas no período da tarde, por influência de um sistema de baixa pressão.
De todo modo, o risco continua baixo para ocorrências associadas às trovoadas. As temperaturas mínimas variam entre 13 e 16°C no Meio-Oeste e planaltos e entre 17 e 21°C nas demais áreas.
À tarde, as temperaturas podem ser de 28 a 30°C na maioria das regiões, com exceção do Planalto Sul e Litoral Sul, onde o vento vira antes e mantém as temperaturas mais baixas. A agitação marítima aumenta no decorrer do dia, com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,0m.
Ainda conforme a Defesa Civil, na quarta-feira (3), a formação de uma nova frente fria entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai concentra a umidade e instabilidade naquela região, favorecendo tempo firme e ensolarado em Santa Catarina.
E na quinta-feira (4) haverá predomínio de sol e temperaturas altas em todas as regiões do estado. No fim do dia a aproximação da frente fria, favorece o aumento de nuvens e condições para pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas de divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.