Primeiro dia útil do ano começa com temporais; confira como será a semana

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

02/01/2024 - 07:01 - Atualizada em: 02/01/2024 - 08:01

Nesta terça-feira, a formação de uma baixa pressão próximo à costa catarinense intensifica a circulação marítima e favorece as chuvas no litoral, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

Nestas áreas a chuva se mantém persistente, podendo ocorrer de forma intensa e volumosa. Já do Grande Oeste aos planaltos e Litoral Sul há condições para temporais isolados, acompanhados de chuva pontualmente intensa e rajadas de vento entre a tarde e noite. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas.

Antes das chuvas, as temperaturas se elevam e ficam entre 27 e 30°C em boa parte do estado.Os ventos sopram de norte/nordeste no litoral, com rajadas entre 40 e 50 km/h.

Quarta-feira (03)

Na quarta-feira (03) a baixa pressão que atua próximo à costa catarinense continua reforçando as chuvas intensas no litoral e áreas próximas.

Nas demais regiões segue a condição para temporais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a estas condições. No amanhecer, temperaturas entre 12 e 16°C nas áreas serranas e de 17 a 21°C no restante do estado. Máximas de 26 a 30°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí e áreas entre o Planalto e o Litoral Norte, mas não passam dos 25°C no restante do estado.

Ventos sopram de leste com rajadas na casa dos 50 km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. A agitação marítima aumenta no Litoral Sul, com ondas de leste de 2,0 a 2,5 m.

Quinta-feira (04)

Na quinta-feira (04) o fluxo de umidade do oceano em direção à costa continua mantendo o tempo fechado e chuvoso na metade leste de SC, principalmente no litoral, mas as instabilidades perdem força em comparação aos dias anteriores. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

O dia inicia com temperaturas entre 20 e 22°C na faixa litorânea e entre 14 e 19°C no restante do estado. À tarde máximas de 25 a 30°C na maioria das regiões, podendo chegar aos 32°C no Extremo Oeste e Planalto Norte.

Ventos de leste sudeste sopram com moderada a forte intensidade pelo estado e com rajadas de 40 a 50 km/h no litoral.

Fim de semana

Na sexta-feira (05) os ventos de leste continuam mantendo o tempo instável do Meio-Oeste ao litoral catarinense. Já no sábado (06) a circulação marítima perde força, mas a nebulosidade deve predominar no litoral e áreas próximas, com condição apenas de chuva fraca no litoral e áreas próximas.

 

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil Santa Catarina