Primeira apresentação de ópera do Femusc acontece nesta sexta-feira (13)

Foto: Diego Redel/WeArt

Por: Elisângela Pezzutti

13/01/2023 - 15:01 - Atualizada em: 13/01/2023 - 15:14

Um dos momentos mais aguardados do Festival Internacional de Música de Santa Catarina ( Femusc) acontece nesta sexta-feira (13), com a primeira apresentação de ópera do evento. A encenação da obra “A Paixão Segundo São Mateus” (Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Evangelistam Matthaeum), uma das mais importantes contribuições de J. S. Bach, abre a série de três óperas que serão apresentadas durante o festival.

Considerada como uma das mais extraordinárias obras sacras de todos os tempos, foi escrita em 1727 para ser apresentada na Sexta-Feira Santa, na Igreja de Leipzig. O espetáculo terá direção de cena da cantora soprano dramático, atriz e professora Céline Imbert de Figueiredo e participação de Jabez Lima (Evangelista Matheus); Alvarenga Diniz (Jesus); Lorena Millar (Maria Madalena) e Yunuen Flores (Maria). O programa conta ainda com as participações do Coral e da Orquestra Barroca do Femusc e do coral infantil do Femusckinho.

Já no dia 20 de janeiro, o público poderá assistir a Ópera “As verdades de Orfeu”, com música de Claudio Monteverdi e Cristoph Willibald Gluck. Com direção de cena da mezzo-soprano argentina Raquel Winnica Young e Luis Antonio Gonzalez na direção musical. “As verdades de Orfeu” será apresentada em suas duas versões. A versão de Claudio Monteverdi (1600), foi a primeira ópera e conta a lenda grega onde o apaixonado e desolado herói desce ao inferno para buscar sua noiva falecida, Euridice. Já a versão de Christoph Gluck termina a história com a execução de Trionfi Amore!, uma das mais lindas melodias da música erudita.

Foto: Diego Redel/WeArt

A terceira ópera “Hansel & Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck (1854–1921) promete agradar adultos e crianças no dia 27 de janeiro. Inspirada no célebre conto de fadas dos Irmãos Grimm, detalha a famosa história de João e Maria. O espetáculo terá direção de Harry Silverstein, que vem dos EUA ao Femusc exclusivamente para esta produção. A direção musical é de André Santos. Para levar três espetáculos profissionais para o público, em um curto período de tempo, o Femusc conta com uma equipe profissional especializada, com figurinistas, cenógrafos, tradutores, técnicos, iluminadores e pianistas co-repetidores.

Programação

O Femusc, considerado o maior festival-escola da América Latina, segue até o dia 28 de janeiro, na Scar, em Jaraguá do Sul. O evento recebe cerca de 900 músicos de 27 países e 17 estados brasileiros. No total, serão aproximadamente 200 apresentações, todas gratuitas, mediante retirada antecipada dos ingressos, que são distribuídos sempre 48 horas antes de cada concerto. Os espetáculos principais são transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo canal do Festival no YouTube. Para conhecer a programação completa, basta acessar o site: www.femusc.com.br.

Serviço:
18º Femusc
Até 28 de janeiro de 2023
Local: Centro Cultural SCAR, Jaraguá do Sul, SC, e diversos espaços da cidade.
Transmissão ao vivo para todo o Brasil
Informações: festival@femusc.com.br