Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Primavera em SC começa com mudanças bruscas no tempo provocadas pelo La Niña

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por: Elisângela Pezzutti

20/09/2025 - 10:09

A primavera deste ano começa na próxima segunda-feira (22), exatamente às 15h19 (horário de Brasília). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Santa Catarina, assim como em outros estados brasileiros, o fenômeno climático La Niña fará com que a estação das flores chegue acompanhada de uma frente fria, com chuvas intensas, rajadas de vento e queda nas temperaturas.

Para este sábado (20), a previsão é de tempo firme, com os termômetros chegando perto dos 30ºC em todas as regiões do estado.

A partir de domingo (21), devem ocorrer chuvas fortes na Grande Florianópolis, em cidades do Litoral Sul, Serra catarinense e Vale do Itajaí, com possibilidade de queda de granizo. Os ventos podem alcançar velocidades de até 60 km/h, acompanhados de raios. Há chance de alagamentos pontuais.

Na segunda-feira (22), o tempo continua instável durante a madrugada e manhã, com chuva forte e temporais isolados. Com a chegada de uma massa de ar mais frio e seco, a previsão é de melhora do tempo no decorrer do dia, começando pelo Oeste e Sul do estado. As rajadas de vento podem chegar a 70 km/h nesse período.

Recomendações de segurança

O Inmet orienta a população a não se abrigar sob árvores em caso de rajadas de vento, para evitar riscos de queda e descargas elétricas. Também recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É indicado desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades sempre que possível.

Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.

Estação das Flores

A primavera é chamada de estação das flores porque o aumento da temperatura e da umidade do ar após o inverno favorece o desabrochar de inúmeras espécies de plantas, que voltam a brotar, crescer e encher as paisagens de cor e vida com suas flores. O fenômeno torna a estação visualmente mais vibrante e colorida, em jardins, parques e campos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.