Primavera 2023: confira a previsão para a estação em Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Por: OCP News Criciúma

23/09/2023 - 15:09 - Atualizada em: 23/09/2023 - 15:27

Na madrugada deste sábado, 23, às 3h50, começou a Primavera no Hemisfério Sul. Aqui em Santa Catarina, esta estação é marcada pela mudança gradativa no padrão das temperaturas e também no regime de chuvas, que passam a ocorrer principalmente na forma de temporais, que são ocasionados prioritariamente pela combinação de calor e umidade presentes na atmosfera. Nesta época do ano, estes temporais costumam vir acompanhados de chuva intensa em curto período de tempo, descargas elétricas, rajadas intensas de vento e de eventual queda de granizo.

 

Neste ano, haverá a influência do fenômeno El Niño, o que significa que além do aumento da precipitação que já costuma ocorrer nesta época do ano, poderemos ter eventos de chuva volumosa e ocorrência de temporais intensos e frequentes, resultado da maior disponibilidade de calor e umidade na atmosfera, causada pelo El Niño. Este fenômeno climático também interfere nas temperaturas, fazendo com que elas fiquem acima da média climatológica para a época do ano, aumentando a sensação de calor e abafamento.

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que alguns cuidados sejam tomados em relação aos temporais e aos dias com temperaturas muito elevadas, como se manter em local abrigado longe de objetos que possam ser arremessados e de janelas, evitar trafegar em locais e pontes com alagamentos, manter a hidratação, se proteger do sol, e evitar praticar esportes ao ar livre nos horários mais quentes do dia.