O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), engenheiro Kita Xavier empossou na noite de quinta e sexta-feira (18 e 19) os colegiados de inspetores das regionais de Joinville e Jaraguá do Sul, respectivamente, para a gestão 2024/2026. As solenidades aconteceram nas sedes das inspetorias, com a presença dos diretores regionais, assessores da presidência, lideranças e profissionais do Norte do estado.
Assim como os diretores regionais, que tomaram posse em janeiro, os inspetores desempenham função pública de grande relevância aos profissionais que integram o Sistema e à sociedade. O colegiado reúne-se uma vez por mês junto aos diretores para discutir o andamento da fiscalização, recomendar ajustes operacionais e funcionais nas inspetorias, entre outras ações.
“A Inspetoria do Crea em Jaraguá do Sul também abrange os municípios de Schroeder, Guaramirim, Corupá e Massaranduba”, observa o engenheiro civil, Osmar Günther, diretor regional do órgão no município.
Responsabilidade técnica
O presidente do Conselho, Kita Xavier, destaca que “além dos trabalhos pela valorização da responsabilidade técnica em defesa da sociedade, os inspetores trabalham para o fortalecimento das parcerias com diversos órgãos, envolvendo o Crea-SC nas discussões e decisões técnicas nos seus municípios”.
Em Santa Catarina o Crea reúne a maior comunidade profissional do estado entre engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos. São mais de 76 mil profissionais e 20.500 empresas registradas. A regional de Joinville atende a cerca de 5.800 profissionais e 1.800 empresas; e Jaraguá do Sul congrega 1.500 profissionais e 600 empresas do setor.
Kita preside o Crea-SC pela 4ª vez
O engenheiro civil e em segurança do trabalho, Kita Xavier, foi eleito para sua quarta gestão na presidência do Crea-SC no final do ano passado. Ele observa que pela primeira vez na história, profissionais de todo o país puderam votar pela internet e escolher os representantes para o próximo triênio (2024/2026).
Fortalecimento da fiscalização
O presidente afirma que tem focado sua gestão na valorização e qualificação profissional por meio do fortalecimento da fiscalização do exercício ilegal da profissão e de ações que visam ao aperfeiçoamento técnico. Ele cita como exemplo a universidade corporativa do Crea-SC (Unicrea), plataforma que oferece mais de 180 cursos gratuitos para profissionais, colaboradores e estudantes do programa Crea Jr. “Também voltado ao mercado de trabalho, desenvolvemos o programa Crea Jovem, que oferece suporte aos profissionais recém-formados, como gratuidade e descontos em softwares relevantes, por exemplo”. Outro ponto destacado pelo presidente é a aproximação do Sistema com o Ministério da Educação, no intuito de revisar as matrizes curriculares para formar profissionais qualificados e com capacidade técnica.
Kita salienta, ainda, que a inovação continuará sendo uma de suas prioridades na atual gestão, citando como exemplos projetos como o Inova Crea, que promove a conexão entre pessoas e organizações públicas e privadas, visando o desenvolvimento de soluções, e a criação de coworkings em diversas cidades do estado, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), através do Linklab e o Orion Park, para incentivar a criatividade e o empreendedorismo inovador.