Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prêmio de Práticas Inovadoras da Saúde completa dez anos e reconhece projetos que transformam a saúde de Joinville

Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Pedro Leal

25/11/2025 - 19:11 - Atualizada em: 25/11/2025 - 19:39

Em uma edição repleta de emoção, homenagens e reconhecimentos, o 10º Prêmio de Práticas Inovadoras da Saúde anunciou seus vencedores nesta terça-feira (25/11). A cerimônia, realizada no auditório da Reitoria da Univille, marcou uma década de reconhecimento a projetos que transformam a rede pública de saúde, promovem a troca de experiências e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

A premiação contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin e da secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante, além de demais autoridades, servidores e convidados. A cerimônia também marcou a primeira edição do Evento Científico da Saúde de Joinville.

Adoce a esperança de 1.600 pacientes renais no Natal Solidário Pró-Rim

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Como parte das comemorações da décima edição, foram homenageados todos os projetos vencedores das nove edições anteriores. Também foram prestadas homenagens aos ex-secretários municipais de Saúde que estiveram à frente da premiação ao longo desses dez anos de história.

“A qualidade humana que nós temos na nossa Saúde é algo que temos que nos orgulhar todos os dias. São pessoas altamente capacitadas e comprometidas e que trabalham arduamente para melhorar a vida do cidadão e construir a melhor saúde do Brasil”, reconhece o prefeito Adriano Silva.

A secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante, destaca que há anos a premiação evidencia trabalhos de sucesso criados pelos próprios servidores, com possibilidades concretas de implantação ou já implantadas, oferecendo resultados muito positivos à saúde do município.

“São pessoas que carregam a história do SUS, mentes que vivem e respiram o território onde trabalham. Estes projetos são experiências que mostram o cenário de cada território, é a identidade de Joinville pelo olhar de profissionais competentes e inquietos, com vontade de colocar o seu conhecimento a serviço”, enfatiza.

A edição especial foi recordista de inscrições, com 95 trabalhos avaliados nas duas premiações, o Prêmio Práticas Inovadoras e o Evento Científico da Saúde.

Edição teve recorde de inscrições e muda formato a partir de 2026

Ao longo destes dez anos, o Prêmio Práticas Inovadoras tem se tornado uma referência para alavancar projetos que beneficiam os usuários da saúde de Joinville e melhoram processos de gestão.

Nesta edição, foram seis projetos reconhecidos no Prêmio Práticas Inovadoras e quatro premiados no Evento Científico. A partir do ano que vem, as duas premiações passarão a ser realizadas em anos alternados.

Enfermeira da Saúde da Família, Rosilene de Lima Silva conquistou o primeiro lugar no Eixo Assistência à Saúde pelo trabalho “Prevenção do AVC através do rastreio da fibrilação atrial FASUS: experiência na UBSF Aventureiro III”.

Desenvolvido pela Prefeitura de Joinville em parceria com a Univille, o projeto FASUS é aplicado nas Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville desde 2023 e possibilita o diagnóstico precoce de fibrilação atrial, arritmia que aumenta os riscos de casos graves de acidente vascular cerebral (AVC).

Trata-se de uma medida de prevenção que começa com a aferição de pressão arterial e o engajamento das equipes para aplicar o projeto. Desde o início do FASUS, a UBSF Aventureiro III foi a unidade que mais captou usuários para a iniciativa.

“Tenho que agradecer à minha equipe de saúde e à minha coordenação, que abraçaram essa ideia. A gente faz esse trabalho com amor, dedicação e busca seguir todos os princípios para beneficiar a população de Joinville”, destaca Rosilene.

No eixo Gestão, Vigilância e Informação em Saúde, o analista de Tecnologia de Informação Israel Kraisch conquistou o primeiro lugar com o projeto “Automação de Inclusão de Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) – SISREG”, que tem impactado positivamente na agilidade de coleta e inserção de dados para as autorizações de internações hospitalares, otimizando o tempo do servidor e agilizando o serviço aos usuários.

“A automação desse processo possibilitou agilidade, ganhando tempo para colocar as pessoas na fila o quanto antes para elas saberem que efetivamente estão na fila. Foram várias pessoas envolvidas neste processo, ninguém faz nada sozinho. É um conjunto de ações e de pessoas que fazem a saúde de Joinville ser o que é”, comemora Israel.

Em sua primeira edição, o Evento Científico teve 22 projetos avaliados. No eixo Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa em Saúde, Crislaine Santos Wilchenski Moraes foi a vencedora com o projeto “Coexistência de Aedes aegypti e Albopictus e sua relação com a dengue em Joinville (2010-2024)”. Karina Kempner do Amarante foi a vencedora do eixo Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo com o trabalho “Teleconsulta para renovação de receitas médicas de controle especial na Atenção Primária à Saúde em Joinville”.

Vencedores do 10º Prêmio de Práticas Inovadoras da Saúde

1º Prêmio Científico

Eixo I – Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa em Saúde

  • 1º lugar: “Coexistência de Aedes aegypti e Albopictus e sua relação com a dengue em Joinville (2010-2024)” – Crislaine Santos Wilchenski Moraes (autora); Romana Pedott Apel e Therezinha Maria Novaes de Oliveira (coautoras);
  • 2º lugar: “A perda auditiva e o impacto do uso de aparelhos auditivos na qualidade de vida dos idosos” – Ariane Emanoelle Costa da Silva Fernandes da Paz;
  • 3º lugar: “Incidência de Lesão Renal Aguda em pacientes críticos com Covid-19 e sobrevida em 90 Dias: Coorte retrospectiva de uma unidade de terapia intensiva pública Joinville/Brasil” – Fernanda Perito de Aguiar (autora); Bruna de Albuquerque Catelano, Helbert do Nascimento Lima e Paulo Henrique Condeixa de França (coautores).

Eixo III – Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

  • 1º lugar: “Teleconsulta para renovação de receitas médicas de controle especial na Atenção Primária à Saúde em Joinville” -Karina Kempner do Amarante.

10ª Prêmio de Práticas Inovadoras

Eixo I – Assistência à Saúde

  • 1º lugar: “Prevenção do AVC através do rastreio da fibrilação atrial FASUS: experiência na UBSF Aventureiro III” – Rosilene de Lima Silva (autora); Gislaine Batista de Souza e Vanessa Raimundo dos Santos Silva (coautoras);
  • 2º lugar: “Cidade Angels como estratégia para redução de casos de AVC em Joinville” – Ivonei Bittencourt (autor); Carla Heloisa Cabral Moro, Leticia Peixer, Liliani Cristina Gonçalves de Azevedo, Pedro Magalhães, Rafaela Bitencourt Liberato, Raissa Silva Mendes, Vanessa Guesser Venâncio e Vivian Nagel Schneider Silva (coautores);
  • 3º lugar: “Ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde através de um modelo de escuta qualificada” – Cheline Hentger de Meneses (autora); Rodrigo Candido Batista, Karla Rosane Zermiani Schulze e Daniela Beninca Niering (coautores).

Eixo II – Gestão, Vigilância e Informação em Saúde

  • 1º lugar: “Automação de Inclusão de Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) – SISREG” – Israel Kraisch (autor); Ricardo Dias Lemos dos Santos, Franci Maiara Machado e Alex Sandro Muller (coautores);
  • 2º lugar: “Visa em dados: processos visíveis, gestão eficiente” – Aline Jaciara da Silva Florentino (autora); Alisson Domingos, Andressa Flores Dornelles, Denis Albino de Oliveira e Silvana Jacob (coautores);
  • 3º lugar: “Plataforma de acesso a documentos da saúde: ferramenta para estruturação de processo de cuidado” – Indianara da Silva (autora); Maristela Mello de Aguiar (coautora).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).