Prefeitura de Jaraguá do Sul entrega celulares para Unidades Básicas de Saúde

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

20/03/2023 - 15:03 - Atualizada em: 20/03/2023 - 16:18

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Habitação, entregou 20 aparelhos celulares para representantes de 20 Unidades Básicas de Saúde. O ato ocorreu na última sexta-feira (18).

Os aparelhos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, e sua utilização será exclusiva das Unidades Básicas de Saúde para fazerem a busca ativa dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Os recursos para a compra vêm do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), já que, nos últimos anos, o Município teve bons resultados no acompanhamento dos beneficiários e se manteve no percentual preconizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, critério para receber os recursos financeiros, na ordem de R$ 14.360,00.

No momento da entrega, o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, agradeceu os profissionais pelo cumprimento de 90,96% de acompanhamento do público beneficiário na segunda vigência de 2022. “Os celulares serão mais uma ferramenta para busca ativa desses beneficiários, uma vez que a principal dificuldade dos profissionais das UBS é sempre o contato para repassar as informações necessárias”, justifica Moretti. Ainda de acordo com ele, na Saúde, por exemplo, os beneficiários do Bolsa Família precisam fazer o acompanhamento duas vezes por ano das crianças de zero a sete anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos. O período para acompanhamento da primeira Vigência de 2023 vai até o próximo dia 30 de junho.

A supervisora de Benefícios de Transferência de Renda, Viviane Domingos, ressalta que a importância desta ação entre as duas Secretarias está no acompanhamento familiar para melhorar as condições de vida destas pessoas, garantindo os direitos sociais básicos na Saúde, Educação e Assistência Social.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.