Os rios de Joinville são um convite à diversão durante o verão, mas é importante manter os espaços limpos, preservando o meio ambiente e o bem-estar dos moradores e banhistas. É por isso que, durante a temporada, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) intensifica as ações de limpeza dos rios da área rural da cidade.
Em pouco mais de um mês, de 1º de dezembro a 5 de janeiro, foram recolhidas aproximadamente oito toneladas de resíduos das margens e dos leitos dos rios, com 640 quilos de lixo retirados em um único dia.
As ações de limpeza ocorrem em diversas áreas próximas aos rios utilizadas pelos moradores e turistas, como nas regiões do Quiriri, Estrada Blumenau, Rio da Prata e Cubatão. Ao todo, 20 pontos estão sendo atendidos nos serviços executados pela Ambiental, empresa que presta o serviço de coleta, tratamento de resíduos e limpeza pública do município.
Entre os locais, estão as pontes da Estrada do Pico, da Estrada Rio da Prata e da Estrada Quiriri de Baixo, a Represa Cubatão, o Porto Usina (Celesc), a ponte coberta da Estrada Blumenau e a ponte Adolfo Vogelsanger, no bairro Vila Nova.
Mesmo com a intensificação da limpeza, a Seinfra destaca que a preservação desses espaços depende diretamente da colaboração da comunidade.
“A eficácia da limpeza das margens depende da consciência de cada cidadão. O lixo deixado solto inevitavelmente alcança e polui nossos rios. Para manter esses espaços agradáveis e preservados, é fundamental que cada pessoa acondicione seus resíduos e os deposite nas lixeiras mais próximas”, reforça Marília Gasperin, diretora da Unidade de Limpeza Urbana da Seinfra.