O antigo prédio do Aeroporto Internacional Hercílio Luz será transformado no primeiro Hospital Municipal da Capital, o Hospital Dia de Florianópolis. Parceria com a concessionária do aeroporto para instalação do complexo, incluindo outras estruturas, será assinada nesta terça-feira (16) às 13h30.
O prefeito Topázio Neto espera abrir o Hospital até final deste ano e planeja atender milhares de pacientes com procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade.
“A estrutura vem para ajudar a desafogar os hospitais estaduais. Os pacientes serão encaminhados dos nossos Centros de Saúde ou UPAs. A ideia é fazer o procedimento, ficar em observação por algumas horas e já ganhar alta no mesmo dia”, explicou o prefeito Topázio Neto.
Além do Hospital Dia, o complexo abrigará o primeiro Centro de Atenção Psicossocial 24 horas. A Secretária de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci, afirmou que o local contará com estrutura para internações de pacientes com transtorno mental.
“Há um crescimento muito grande de pacientes com transtornos mentais, ainda mais depois da pandemia de Covid. Atualmente, não temos nenhum local para internação na cidade. Estamos preparando melhor Florianópolis para atender às novas demandas”, disse.
No espaço também será estabelecido um centro de apoio e cuidado para mulheres vítimas de violência, em parceria com a Delegacia da Mulher. A proposta é que todo o processo, desde a denúncia até o cuidado com a segurança, saúde e bem-estar psicológico da mulher, seja realizado no mesmo local.
“Diferente do que acontece em muitas casos, quando a mulher já fragilizada precisa ir na delegacia fazer a denúncia, depois se desloca para exame de corpo de delito, depois vai em outro espaço para atendimento psicológico e social; queremos simplificar e facilitar o acolhimento”, finalizou o prefeito.