Prefeitura inaugura obras de reforma e ampliação na Unidade Básica de Saúde da Tifa Schubert

Foto: Fabio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

03/05/2024 - 16:05 - Atualizada em: 03/05/2024 - 16:23

As obras de reforma e ampliação da nova Unidade Básica de Saúde da localidade de Tifa Schubert foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (3). Inaugurada em 2012, a UBS leva o nome do médico pediatra Luiz Martins Gonçalvez, falecido em 2009. Na época de sua construção, a previsão de atendimento na unidade era de 500 pessoas. Com o crescimento populacional do bairro, atualmente 7.110 pessoas estão cadastradas na UBS que realiza aproximadamente 20 mil atendimentos por ano.

Foto: Fabio Junkes

Foram investidos R$ 930.438,11, com recursos oriundos do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino Serviço (Coapes). Com 142,96 m² de ampliação, agora a UBS Tifa Schubert conta com uma área total de 358,39 m². A unidade ficou mais moderna, com o dobro de consultórios, e agora conta também com uma sala de aula equipada para grupos de estudos, no intuito de qualificar o aprendizado dos futuros profissionais da saúde.

Foto: Fabio Junkes

Hoje, a unidade possui uma equipe profissional completa formada por enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, agente comunitário, dentista, auxiliar de saúde bucal, atendente de recepção e agente de limpeza. É uma Unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF), que se configura como um modelo ‘Padrão Ouro’ de atenção à saúde, onde cada equipe tem uma área específica de abrangência, garantindo um cuidado mais personalizado e eficaz à população.

Foto: Fabio Junkes

O prefeito Jair Franzner destacou que esta “é mais uma obra importante que faz parte de um cronograma amplo de investimentos estruturais que o Município está fazendo na área da saúde”.

“Estamos investindo em melhorias estruturais nas nossas Unidades de Saúde, mas focados também no reforço às equipes de Saúde”, frisou o secretário Alceu Gilmar Moretti.

Os deputados estaduais Antídio Lunelli e Vicente Caropreso também participaram da inauguração e destacaram a importância dos investimentos na área da Saúde.

Outros investimentos na área da saúde

Em 2023 foram entregues pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, as obras da nova UBS da Barra do Rio Cerro, o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Pronto-socorro 60+, a UBS do Bairro Vieira e a Farmácia Básica Central. Neste ano, além da UBS Tifa Schubert, já foram entregues melhorias na UBS Jaraguá 99 e a Farmácia Básica de Nereu Ramos.

De acordo com o secretário Alceu Gilmar Moretti, já estão em andamento as obras nas UBSs do Chico de Paulo, Três Rios do Norte e Águas Claras. Nas UBSs do Rio Molha, Estrada Nova e Santa Luzia, as obras também já começaram.

Notícias no celular

Whatsapp