Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e atender os agricultores do município, o Governo de Criciúma entregou na manhã desta sexta-feira (7), em ato realizado em frente ao Paço Municipal Marcos Rovaris, uma roçadeira e uma ensiladeira área total para a Gerência de Agricultura e Agronegócio. Os equipamentos, no valor total de R$ 84 mil, foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual José Milton Sheffer.
“Nós somos uma das cidades mais agrícolas da região carbonífera. Esses equipamentos serão importantes para avançar no mercado da agricultura, reduzir o consumo de combustível e otimizar as horas de trabalho dos agricultores. O trabalho e a mão de obra dos produtores agrícolas serão facilitados”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Ele frisou, ainda, a importância do trabalho dos agricultores. “Este é o apoio que sempre queremos dar a vocês, porque para nós, vocês são o horto que alimentam a cidade de Criciúma”, completa.
De acordo com o gerente de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura de Criciúma, Vanderlei Zilli, os equipamentos, com suas novas tecnologias, possibilitarão melhorias para a agricultura, qualidade na produção e, especialmente, na produção de silagem. “Aos poucos vamos renovando nossos equipamentos e, também, implementos, com novos maquinários e novas tecnologias, e assim teremos economia tanto no consumo combustível quanto em horas máquinas”, afirma.
O agronegócio em Criciúma
Conforme Zilli, em torno de 10 mil pessoas vivem de forma direta e indireta da renda obtida das atividades agrícolas no município. “Criciúma possui em torno de 23,5 mil hectares, sendo sete mil utilizados pela agricultura e agronegócio, com um total de 750 famílias cadastradas”, finaliza.
Confira as principais atividades agrícolas desempenhadas em Criciúma:
– Grãos (milho, soja, feijão, arroz) representa 19,7%
– Pecuária (bovino, frango, ovos, mel, leite, peixe) representa 18,48%
– Olericultura (banana, tomate, pitaya, hortaliças, cogumelo) representa 26,32%
– Fumo representa 20,59%
– Hortifutigranjeiro (hortas e pomares) representa 14,49%