Profissionais das secretarias de Assistência Social e de Habitação e da Companhia Águas de Joinville se reuniram na tarde desta quarta-feira (19) com moradores da Vigorelli. O encontro foi organizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Aventureiro, que atende a região.
O principal objetivo do encontro foi apresentar os serviços que o Cras e os demais órgãos municipais oferecem. A ação faz parte das atividades que são desenvolvidas pela Prefeitura enquanto ocorre o processo de Regularização Fundiária da Vigorelli.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Crystiane Catelen, coordenadora do Cras Aventureiro, explica que, além da apresentação dos serviços, foi possível ouvir a comunidade. “Queremos que eles tenham conhecimento da garantia de direitos”, explica.
A Secretaria de Habitação levou um questionário para a comunidade responder sobre cursos e capacitações que eles têm interesse em participar.
“Queremos desenhar com a comunidade onde querem seguir para direcionar os próximos passos desse projeto que prevê além da infraestrutura como energia elétrica, água, o desenvolvimento social”, explica Tereza Couto, diretora executiva da Secretaria de Habitação.
Santo Possent é pescador e mora na Vigorelli há 40 anos.
“É muito bom, temos que ser inseridos, achei ótima essa iniciativa porque muitas vezes não temos acesso. É muito importante ter esse canal para solucionar nossos problemas. Além do mais, aqui é um ponto turístico lindo de Joinville”, diz o pescador.
A Companhia Águas de Joinville realizou uma ação tira-dúvidas. Técnicos e agentes socioambientais da Águas de Joinville orientaram e responderam as perguntas da população.
Durante a ação, os moradores puderam realizar negociações e receber informações sobre a padronização das ligações de água, tarifas de água e esgoto, sobre os critérios para se enquadrar na tarifa social e como se conectar corretamente à futura rede coletora.
A implantação de redes de água é uma das etapas da revitalização da Vigorelli. A primeira fase das obras já foi concluída em 2022, com a implantação de 1,2 km de redes de abastecimento. A segunda fase, que inicia neste ano, contempla a instalação de 1,6 km de rede de água.
O pacote de obras também prevê a instalação de 1,5 km de rede coletora e a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta localizada próximo à estrada de acesso à Vigorelli.
A implantação do sistema de esgotamento sanitário e as melhorias no abastecimento de água no local fazem parte do projeto de Regularização Fundiária (Reurb) da Vigorelli. Serão cerca de 130 famílias beneficiadas na comunidade.