Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Joinville promove mais uma edição da visita guiada ao Cemitério do Imigrante

Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Elisângela Pezzutti

25/03/2026 - 05:03

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) realiza, na próxima quinta-feira (26) às 19h, mais uma edição do evento “Nas Sombras da Memória -visita guiada ao Cemitério do Imigrante”. As inscrições abrem nesta terça-feira (24), às 14h, pelo site da Prefeitura de Joinville (link.joinville.sc.gov.br/SombrasdaMemoria), sem cobrança de ingresso.

A atividade integra a programação mensal promovida sempre na última quinta-feira de cada mês. Com duração aproximada de uma hora, a visita propõe um percurso noturno pelo espaço histórico, localizado na rua XV de Novembro, no bairro América. Ao todo, são disponibilizadas 45 vagas.

Durante o trajeto, o público é convidado a conhecer histórias pouco divulgadas sobre personagens que fazem parte da formação de Joinville, além de episódios que ajudam a compreender o contexto social e cultural da época.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Criado em 1851, o Cemitério do Imigrante é um dos poucos cemitérios do século XIX ainda preservados no Brasil. Antes de sua oficialização, os sepultamentos eram realizados próximos às residências ou igrejas, prática comum entre os imigrantes da época.

O local reúne cerca de 500 jazigos e guarda a memória de mais de 3 mil pessoas, entre imigrantes europeus, afrodescendentes e luso-brasileiros. Em 1962, foi tombado como patrimônio histórico e paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Anexa ao cemitério está a Casa da Memória, instalada no antigo casarão que servia de moradia ao coveiro. Atualmente, o espaço abriga exposições, ações culturais e atividades educativas voltadas à preservação da história local.

Por se tratar de uma visita noturna, a organização recomenda que os participantes levem lanternas ou utilizem a iluminação do celular. Também é indicado o uso de calçados fechados e confortáveis, devido ao terreno irregular. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.