Prefeitura de Joinville premia jardins que se destacam pela beleza e cuidado

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

14/11/2023 - 21:11 - Atualizada em: 14/11/2023 - 21:46

A dedicação dos joinvilenses, que durante o ano todo dedicam tempo para cultivar e embelezar seus jardins, foi reconhecida na noite de terça-feira (14), durante a premiação do Concurso de Jardins 2023, promovido pela Prefeitura de Joinville, com apoio da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao).

Nesta edição, mais de 80 jardins foram inscritos e a avaliação ficou a cargo de uma comissão formada por cinco integrantes, com representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Ajao.

 

 

Uma das regras do edital era que os jardins pudessem ser vistos da rua. Os jurados avaliaram quesitos como o estado de manutenção do jardim, a harmonia entre as plantas e o espaço do jardim como um todo, os recursos paisagísticos e o aspecto saudável das flores, folhagens e gramados.

Os premiados nas sete categorias e na especial receberam uma placa que pode ser colocada nos jardins, como referência ao título conquistado e um certificado.

“Esse concurso reforça a tradição de Joinville com o cultivo de flores. Toda essa dedicação se destaca e contribui para que o município seja reconhecido com o título de Cidade das Flores, um dos pilares do desenvolvimento do turismo”, diz o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

Além das sete categorias, um prêmio especial foi entregue para o jardim considerado destaque na diversidade de tipos de flores e cores entre todos. O jardim da Incasa, inscrito na modalidade Jardim Empresarial/Comercial recebeu o título de Exuberância em Flores e integra o Programa Joinville Mais Bonita.

Para o secretário de Meio Ambiente, Fábio Jovita, a criação do Programa Joinville Mais Bonita é um instrumento que auxilia no embelezamento da cidade, já que todas as áreas públicas podem ser adotadas.

“Além disso, o concurso é um grande fomentador da política de embelezamento da cidade. É com ele que nós fazemos o incentivo das pessoas a deixarem os espaços públicos e privados cada vez mais bonito”, explica Jovita.

Para a edição deste ano, o responsável pelo jardim da Incasa traçou uma meta. “Eu tinha comentado com os colegas e com o nosso diretor que esse ano eu vinha para levar as duas placas, o campeão da categoria e o de todas elas. Graças a Deus deu certo”, comemora Leonardo Gonçalves, jardineiro da empresa.

Em 2022, a Incasa conquistou o segundo lugar com o jardim chamado “Vale dos Cactos”, que é mantido até hoje. Mas havia outra área que poderia ser aproveitada. “Eu tive a ideia de repaginar aquela esquina e fazer um jardim museu em homenagem aos colonos. Passei a ideia para o diretor e ele deu a liberdade para eu criar junto com outros colegas. O jardim teve a participação de eletricista, soldador, pedreiro e eu, como jardineiro”, conta Leonardo.

O Concurso de Jardins integra a programação da 83ª edição da Festa das Flores de Joinville e tem como objetivo incentivar e valorizar o cuidado do joinvilense com as suas áreas externas.

 

Confira os vencedores do Concurso de Jardins 2023:

– Jardim Residencial Urbano/Edifício Residencial
1º lugar – Lúcia Gueleri
2º lugar – Janete de Oliveira Paes Drabezynscki
3º lugar – Welington Frazon

– Jardim Residencial Rural
1º lugar – Oswaldo Prochnow
2º lugar – Geraldo Bandoch
3º lugar – Myllena May

– Jardim Escolar
1º lugar – CEI Miraci Dereti
2º lugar – Escola Municipal Professora Zulma do Rosário Miranda
3º lugar – Escola Municipal Hermann Müller

– Jardim de Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF)
1º lugar – UBSF Willy Schosland
2º lugar – UBSF Dom Gregório
3º lugar – UBSF Floresta

– Jardim Empresarial/Comercial
1º lugar – Incasa
2º lugar – Santuário Sagrado Coração de Jesus
3º lugar – Consultoria Agro Florestal (CAF)

– Jardim de Praças (Programa Joinville Mais Bonita)
1º lugar – Krona – Estação de Descanso (Saguaçu)
2º lugar – Daxo – Parque das Águas
3º lugar – Prosyt Desenvolvimento de Sistemas – Praça Felipe Baumer

– Jardim de Canteiros ou Rotatórias (Programa Joinville Mais Bonita)
1º lugar – Divinize Ambientes Personalizados – Canteiro no Santo Antônio
2º lugar – Hotel 10 – Canteiro próximo à rotatória na Marquês de Olinda
3º lugar – Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento – Canteiro entre as ruas 9 de Março e Ministro Calógeras

– Exuberância em Flores
Incasa