A Prefeitura de Joinville fará, na próxima quarta-feira (20), a liberação do tráfego na avenida Dr. Paulo Medeiros, no trecho entre o Mercado Público e a rua Nove de Março.
A liberação é em parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) e Departamento de Trânsito (Detrans).
A alteração, que será acompanhada de outras modificações no trânsito da região, diminuirá em média 24% o tempo de viagem nos trajetos que utilizam as vias.
Também acontecem alterações no trânsito das avenidas Hermann August Lepper, Dr Albano Schulz e nas ruas de acesso à Prefeitura de Joinville.
Como ficam as mudanças:
Avenida Dr. Paulo Medeiros – Com a liberação do tráfego pela avenida Dr Paulo Medeiros, o fluxo no sentido Sul-Norte, que vem da av Coronel Procópio Gomes, não necessitará fazer o desvio pela rua Cachoeira e passar pela rua Aubé, pois poderá seguir diretamente pela Beira Rio (av Dr. Albano Schulz), que deixará de ser corredor de ônibus.
O novo fluxo da via vai garantir uma redução na duração média de viagem de 40% no período da manhã e, no período da tarde, de 61%.
O corredor de ônibus passa a ser na avenida Hermann August Lepper, via que passa em frente à Prefeitura, na faixa da direita, e seguirá até a rua Alfredo Marquardt, via de acesso ao bairro Iririú, quando a via passa a ter duas faixas.
Avenida Dr. Albano Schulz – Não terá mais o corredor de ônibus. O fluxo no local passa a ser de veículos que seguem da região Sul/Norte, vindos da Dr. Paulo Medeiros e da rua Nove de Março.
Acesso à rua Max Colin – Para quem vem da região Sul e pretende acessar a rua Max Colin, o acesso continua sendo pela avenida Hermann August Lepper, passando pela rua Cachoeira e pela Aubé.
O antigo acesso pela avenida Albano Schulz passando pela Dona Francisca será proibido, pois constantemente causava filas e dificultava o trânsito no local.
Acesso à Prefeitura de Joinville – Na última sexta-feira (15) o Departamento de Trânsito (Detrans) implantou a inversão do sentido das ruas Leopoldo Lepper e Otto Eduardo Lepper (ruas de acesso e saída do prédio da Prefeitura de Joinville).
Com a mudança, a rua Otto Eduardo Lepper passou a ser a via de acesso (subida) e a Leopoldo Lepper a de saída (descida), invertendo a direção utilizada atualmente.
Desta forma, o semáforo da Ponte Helena Dorothea Trinks Lepper (conhecida como Ponte Azul), no encontro da av Hermann August Lepper e rua Princesa Isabel, fechará apenas quando houver a travessia de pedestres. Em caso de chuva a operação poderá ser adiada para o dia seguinte.
As alterações na sinalização, como pinturas e instalação de novas placas, assim como a orientação aos motoristas que utilizam as vias que passarão por alterações, são realizadas pelo Detrans.
Com as alterações, segundo a Sepud, além da estimativa de redução no tempo médio de viagem de 24%, cerca de 48 toneladas de gases poluentes deixarão de ser emitidos por ano.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger