A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está executando a ampliação da iluminação pública da avenida Kurt Meinert, entre o bairro Paranaguamirim e a localidade do Morro do Amaral. A obra atende a uma demanda antiga da comunidade e representa um avanço importante para o desenvolvimento da região.
Os trabalhos contemplam a implantação de três quilômetros de nova rede elétrica, com a instalação de 39 postes ao longo da via, no trecho que liga o final do bairro Paranaguamirim ao início do Morro do Amaral. O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão com recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).
Ao todo, estão sendo implantados 79 novos pontos de iluminação pública – 40 em postes já instalados e 39 em novos postes. Além disso, também está sendo realizada a modernização de outros 82 pontos existentes, que estão sendo substituídos por luminárias de LED, conforme os padrões da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública.
Segundo o diretor de Operações da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra, Thiago Molina, a execução da obra foi possível após a liberação do Plano de Manejo da área.
“É um pedido antigo da comunidade, que só foi possível a partir do plano, porque antes a região tinha restrições ambientais que impediam melhorias de infraestrutura”, explica.
Com a liberação, a equipe da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra pode iniciar os projetos no segundo trimestre de 2025. A execução da obra começou efetivamente em dezembro, após as liberações necessárias junto à Celesc, pois o serviço exige intervenções na rede elétrica.
Até o momento, cerca de 40 luminárias foram instaladas, algumas delas em pleno funcionamento. A previsão é de que toda a obra seja concluída nas próximas semanas.
“Além de melhorar a visibilidade e a mobilidade, a nova iluminação aumenta a segurança de quem circula de carro, bicicleta ou a pé, e também contribui para o fortalecimento do turismo e do desenvolvimento socioeconômico da região”, ressalta Thiago Molina.