A nona turma da Join.Cubo, o Programa de Incubação da Prefeitura de Joinville teve, nesta terça-feira (11), sua aula inaugural n’O Farol.
Dos 380 inscritos no processo seletivo, 80 alunos foram aprovados para participar do curso, que proporcionará formação em gestão de negócios e acompanhamento técnico para empreender.
Presente na aula inaugural, a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, reforçou aos alunos a importância deles acreditarem e lutarem por seus sonhos e ideias.
“Vocês estão dando um passo muito importante que eu considero metade do caminho para alcançarem o sucesso: que é buscar conhecimento. Quando você troca ideias com outras pessoas, quando busca informação, é só prosseguir com determinação”, afirmou a vice-prefeita.
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2025/02/rejane-gambin-no-joincubo-300x180.jpg)
Vice-prefeita Rejane Gambin discursa no Join.Cubo | Foto: Reprodução/Prefeitura de Joinville
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, a Join.Cubo é um case de sucesso. Cada turma que se forma, resulta em pessoas que conseguiram ótimos resultados em seus empreendimentos.
“Temos feedbacks de aumento de até 400% nas vendas de alunos da Join.Cub. Este programa leva em consideração todos os assuntos necessários para se empreender. E o pequeno empreendedor deve dominar várias áreas. Não adianta, por exemplo, ser muito bom em vendas mas não dominar os números, porque se não vai acabar confundindo o bolso da pessoa jurídica com a da física, e daí vai falir”, ensina o secretário.
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2025/02/joincubo-300x180.jpg)
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher discursa no Join.Cubo | Foto: Reprodução/Prefeitura de Joinville
As oficinas serão ministradas às terças-feiras, no período matutino, com duração de três horas, no O Farol. A previsão de término das atividades teóricas é em julho de 2025. E o encerramento do período de acompanhamento e assessoria é até dezembro de 2026.
Grade do curso
No curso, os alunos aprendem sobre marketing, metas e objetivos, ferramentas de gestão, características do perfil empreendedor, precificação de produtos, controle financeiro, legislação, fluxo de caixa, vendas, atendimento ao cliente, fotografia, indicadores de viabilidade, plano de negócios, entre outros conteúdos. Os alunos também recebem assessorias individuais.
Sidnei Greuel é um dos alunos da nova turma da Join.Cub. “Com o curso, espero desenvolver mais minha comunicação”, afirma o vendedor.
Outra aluna é Keller Lioni. “Tomei conhecimento do projeto pela televisão e me interessei bastante. Sou manicure e quero me profissionalizar e, futuramente, abrir um estúdio. Já abri um estúdio antes, sem as informações necessárias, e não deu certo. Agora vou estudar para abrir da forma correta”, diz Keller.
Vagas avulsas
E mesmo quem não passou pelo processo seletivo, poderá assistir a algumas aulas da Join.Cubo. Nas oficinas que tiverem vagas sobrando, o processo de inscrição será divulgado com antecedência no site da Prefeitura de Joinville, para que os interessados possam comparecer.