Prefeitura de Joinville inaugura obra de requalificação do Eixo Copacabana

Fotos: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

10/03/2024 - 14:03 - Atualizada em: 10/03/2024 - 14:04

Como ação integrante das comemorações dos 173 anos da cidade, a Prefeitura de Joinville realizou neste domingo (10) a entrega da obra de Requalificação do Eixo Copacabana.

O evento teve a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin e contou com a presença da comunidade e demais autoridades.

“Essa é uma obra gigantesca, não só de requalificação, mas principalmente na parte da drenagem, que trouxe uma segurança hídrica para a região. Para a mobilidade, facilita muito ter o asfalto no lugar do paralelepípedo em uma rua com o fluxo de veículos intenso como a Copacabana. Quero agradecer aos moradores aqui da região que entenderam a complexidade da obra e reforçar que estamos entregando dentro do prazo”, diz o prefeito Adriano Silva.

A obra de Requalificação do Eixo Copacabana teve investimento de R$ 14.139.776,94, com recursos do município, obtidos por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil. Os trabalhos foram executados pela Infrasul, empresa vencedora da licitação.

Considerada emblemática e aguardada há décadas pela população, a obra de Requalificação do Eixo Copacabana traz benefícios a moradores, comerciantes e usuários da malha viária local.

Patricia Flavia Sumik mora há 26 anos na região e conta que ver a obra concluída era uma desejo antigo dos moradores. “Mudou muita coisa. Desde que eu moro aqui já se falava em asfaltar, porque essa rua era um caos. Agora está muito melhor para transitar”, comenta a auxiliar administrativo.

A requalificação contemplou obras de drenagem e a pavimentação de 3,6 quilômetros das ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves, Sorocaba e Antônio Ramos Alvim, no bairro Floresta.

Uma das etapas do trabalho foi a execução das obras de drenagem, com a instalação da nova rede que possui maior capacidade de vazão pluvial. O resultado é a redução do risco de enchentes que eram recorrentes na região.

Com obras pesadas e complexas que representaram 56% dos trabalhos de requalificação, a parte de drenagem foi um dos principais desafios do projeto. Para a implantação dos 9,3 mil metros de tubos de concreto que formam a nova rede, foram necessárias grandes escavações, que chegaram a superar cinco metros de profundidade.

“Eu quero dar ênfase na drenagem pela importância dela para a região e pelas características. Nós tivemos a instalação de grandes galerias, com profundidades acentuadas e isso foi um desafio porque são significativas tanto para a engenharia, mas principalmente pelo efeito que traz para a região. Então, o sucesso do prazo e da obra foi possível porque temos um planejamento que foi cumprido rigorosamente”, destaca o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

 

Conforto, segurança e fluidez no trânsito

Garantindo mais conforto e segurança, a pavimentação asfáltica das vias melhora a fluidez do trânsito da região e da qualidade do transporte coletivo, já que a rua Copacabana é um dos principais eixos de acesso à cidade, com ligação a outras importantes ruas como a Santa Catarina, o Terminal Sul e a própria BR-101.

Nas ruas contempladas pelas obras, operam 10 linhas de ônibus do transporte coletivo, que transportam diariamente cerca de 4,8 mil passageiros. Um estudo da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano aponta que cerca de 10 mil veículos passam pela Copacabana diariamente.

Dentro do projeto de pavimentação asfáltica, foram executados e revisados o sistema de drenagem pluvial, a estruturação das ruas, a implantação de revestimento asfáltico, execução de meio-fio e confecção de bocas de lobo. A Companhia Águas de Joinville também fez as obras necessárias de tubulação antes que a pavimentação fosse executada.

Completando essa etapa do projeto, o Departamento de Trânsito (Detrans) executou as ações de sinalização horizontal e vertical nas ruas Copacabana, Francisco Alves, Sorocaba, Jaroslau Clemente Pesch e Américo Vespúcio.

Nas vias foram instaladas placas, calotas, tachões e lombadas. Também foi implantada infraestrutura cicloviária conectando as ruas Santa Catarina e Anita Garibaldi.

Para aumentar a segurança e a fluidez no trânsito, foram implantadas rotatórias nos cruzamentos das ruas Copacabana com a Francisco Alves e com a Antônio Ramos Alvim.

Ainda na rua Copacabana, foram feitas faixas de conversão e aceleração nas esquinas com as ruas Jeroslau Clemente Pesch e Américo Vespúcio, já que nessas ruas foi implantado um binário.

A parte de sinalização da Requalificação do Eixo Copacabana recebeu investimento do Detrans, no valor de R$ 131.607,76 com serviços de sinalização viária, incluindo pintura, delimitadores e placas.

 

Parceria da comunidade

Durante o trabalho de Requalificação do Eixo Copacabana, outro desafio encontrado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana foi manter as condições de mobilidade ao longo das obras, iniciadas em março de 2022.

Simultaneamente ao grande fluxo de veículos que transitam pela rua Copacabana, ônibus acessam a garagem da empresa Gidion, uma das operadoras do transporte coletivo de Joinville.

Nesse sentido, para minimizar os transtornos, a Seinfra se dedicou a montar um esquema logístico para que as obras não paralisassem a região. Além disso, foram realizados encontros mensais com os moradores.

Fernando Luis da Silva, presidente da Associação de Moradores do Floresta, conta que participou de 20 reuniões junto à Seinfra levando as demandas dos moradores. “É uma obra muito importante para o bairro, que vai trazer desenvolvimento para o comércio e mobilidade”, afirma.

Quem também esteve nas reuniões foi José Leopoldo Leite, que é presidente da Associação de Moradores do KM 7. “Era uma obra muito aguardada, porque tem um trânsito bastante grande e atende quem entra e sai da BR-101. Então foi um resultado fantástico, não só no asfalto, mas também na obra de drenagem”, comenta José.

Para a comunidade aproveitar o domingo, no período da manhã, a Secretaria de Esportes esteve na Rua Copacabana com atividades recreativas e esportivas.