Prefeitura de Joinville finaliza a instalação das vigas do vão central da ponte sobre o Rio Cachoeira

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: Milena Natali

18/04/2024 - 10:04 - Atualizada em: 18/04/2024 - 10:43

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Joinville finalizou a instalação das vigas do vão central da Ponte Albertinho Bornschein, sobre o Rio Cachoeira. A estrutura ligará as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé, nos bairros Bucarein e Boa Vista. A instalação das vigas do último vão da ponte ocorrerá nos próximos dias.

Foto: Prefeitura de Joinville

Na sequência, ocorre o lançamento das pré-lajes e concretagem do tabuleiro da ponte. Na margem da Plácido Olímpio de Oliveira, parte do tabuleiro já está sendo concretado.

A obra, orçada em R$ 10,6 milhões está sendo realizada pelo consórcio formado pela Itaúba Incorporações e Construções Ltda e a Empreiteira de Mão de Obra Adrimar Ltda, sob supervisão da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra).

Foto: Prefeitura de Joinville

A ponte beneficiará a região Central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entornos, melhorando a mobilidade, a segurança e a fluidez de trânsito. Quando a obra estiver finalizada, contará com 118 metros de extensão e 13 metros de largura. A estrutura terá duas pistas para carros, cada uma com 3,5 metros de largura.

O tráfego será em mão dupla. Nas duas laterais, haverá calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas, cada uma com 3 metros de largura. Um diferencial da obra é o espaço livre para a passagem de embarcações sob a ponte, que será de 16,15 metros de largura por 6,6 metros de altura.

 

Ponte Albertinho Bornschein

Há cerca de 24 anos, em junho de 2020, o então prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, entregou para a família Bornschein o projeto arquitetônico da ponte que fará a ligação entre as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé. A ponte é uma homenagem ao empreendedor Albertinho Bornschein.

Um Projeto de Lei para denominar a ponte foi assinado por 14 vereadores e aprovado pelo Poder Legislativo. Após a aprovação na Câmara de Vereadores, a Lei nº 9.612/2024 foi sancionada pelo prefeito Adriano Silva.

Foto: Prefeitura de Joinville

Sobre a Ponte Albertinho Bornschein

  • 118 metros de extensão;
  • 13 metros de largura;
  • 1.534,78 m2 de área total;
  • 1.200 m3 de concreto;
  • 12 blocos em concreto armado;
  • 88 toneladas de aço;
  • 4.000 m2 de pavimentação asfáltica;
  • 1.000 m2 de área de passeio.

Notícias no celular

Whatsapp