Prefeitura de Joinville faz consulta pública para reconhecer Festa das Flores como Patrimônio Imaterial

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

17/10/2023 - 19:10 - Atualizada em: 17/10/2023 - 19:27

Está disponível, no site da Prefeitura de Joinville, a Consulta Pública sobre o reconhecimento da Festa das Flores como Patrimônio Imaterial do município. É possível participar de forma online até o dia 31 de outubro.

O processo, coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), busca reunir informações sobre a relevância do evento para a população joinvilense a partir dos relatos dos próprios munícipes.

 

 

No formulário, o interessado deverá preencher os dados pessoais, e, em seguida, responder o questionário com perguntas sobre a Festa das Flores e o motivo que a leva a ser considerada Patrimônio Imaterial de Joinville. Poderão ser anexados nas respostas arquivos como fotos e vídeos.

Este ano, será realizada a edição de número 83 da Festa das Flores.

O evento é considerado o mais antigo do gênero no país, além de ser reconhecido como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina desde 2009 e a Festa Oficial do Município de Joinville desde 2010.

Foto: Prefeitura de Joinville

A organização é por conta da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) e conta com o apoio da Prefeitura de Joinville.

Um compilado da história da Festa das Flores está no Inventário do Patrimônio Cultural de Joinville (IPCJ), elaborado pela Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) da Secult.

O documento está anexo à deliberação positiva da Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural (COMPHAAN) sobre o requerimento para o evento tornar-se Patrimônio Imaterial. O material pode também ser acessado no site da Prefeitura.

Após o término do prazo final da consulta pública, a Secult dará sequência ao processo. O pleito é pelo reconhecimento da Festa das Flores no Livro de Registro de Celebrações. Em 2022, a Prefeitura concedeu o título nessa mesma categoria para as Sociedades de Tiro ao Alvo Esportivo de Joinville, e Lugar de Memória para a Sociedade Kenia Clube.