Prefeitura de Joinville convoca aprovados no concurso da Guarda Municipal

Por: Milena Natali

19/02/2024 - 15:02 - Atualizada em: 19/02/2024 - 15:42

A partir desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Joinville convoca os 78 candidatos aprovados no Concurso Público da Guarda Municipal, para que participem de novas etapas do certame.

Todas as informações referentes ao Edital estão publicadas no site da Prefeitura de Joinville.

As próximas etapas do concurso incluem avaliações psicológicas e de saúde ocupacional, além de pesquisa social.

Os candidatos aprovados em todas as fases poderão firmar contrato temporário para a realização do Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal, última etapa do certame, com caráter classificatório e eliminatório do Concurso Público.

A formação inclui aulas teóricas, práticas e de armamento e tiro. Além da formação inicial, os profissionais recebem anualmente qualificações periódicas que envolvem temas como legislação e policiamento comunitário, além de defesa pessoal, uso de armamento e tiro policial.

Sobre a Guarda Municipal

Atualmente, a Guarda Municipal de Joinville conta com 76 profissionais.

A última contratação ocorreu em agosto de 2022, quando o efetivo mais que dobrou com a formatura de 44 guardas municipais.

A Unidade da Guarda Municipal, ligada à Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, é responsável por proteger bens, serviços e instalações do município, estabelecer integração com órgãos municipais de políticas sociais e com órgãos estaduais e federais, prestar apoio a agentes de fiscalização municipais, prestar apoio à população em situações de desastres, contribuir com a segurança escolar e colaborar com campanhas de interesse público.