Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Joinville castra 197 animais em mutirão realizado na Vila Cubatão

Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Pedro Leal

25/08/2025 - 15:08 - Atualizada em: 25/08/2025 - 15:44

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville realizou no final de semana (23 e 24/8) um mutirão de castração de cães e gatos no bairro Vila Cubatão.

Escola do Legislativo promove seminário sobre altas habilidades ou superdotação – confira

Nos dois dias da ação, foram atendidos 197 animais. Os procedimentos foram feitos no castramóvel, um veículo adaptado que funciona como clínica itinerante, que estava estacionado próximo da UBSF Cubatão. Após os procedimentos, os tutores foram orientados sobre os cuidados para a recuperação do animal.

Tarifa da Celesc para indústrias sobe 15,8% com aumento de benefícios pela CDE

O serviço foi oferecido pelo Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Castramóvel Brasil, empresa selecionada após chamamento público para realizar mutirões de castração no município.

A castração é um cuidado importante para que não haja a procriação desordenada dentro da comunidade, além de evitar doenças e que animais fiquem expostos a situações de risco.

O CBEA também realiza microchipagem e castração por meio de clínicas e hospitais veterinários credenciados para prestação desses serviços.

Em Joinville, a castração é gratuita se o tutor integrar o Cadastro Único para Programas Sociais. O procedimento também não tem custo para quem adotou o animal em alguma ONG de proteção animal. E 5% do total anual de castrações credenciadas pelo município são reservadas para os animais de tutores que não se enquadram nas condições anteriores.

Todas as informações sobre o processo de solicitação de castração estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville, basta digitar “requerer castração de animal” no campo de busca do site.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).