A Prefeitura de Joinville está presente na Expoinovação 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do Sul do país, realizado nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/9), no Expocentro Edmundo Doubrawa.
O encontro reúne novidades e tendências do setor e é organizado pela Softville, com realização da Prefeitura de Joinville e Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, além do apoio do Sebrae/SC e de todo o ecossistema de inovação da cidade.
Na abertura desta quarta-feira (17/9), o secretário da Fazenda, Fernando Bade, palestrou sobre “Reforma Tributária: impactos e adaptações”. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, abordou o tema “Joinville em expansão: perspectivas e oportunidades”.
Na quinta-feira (18/9), às 13h, o prefeito Adriano Silva apresenta a palestra “Do balé ao foguete: como Joinville cresceu 40% em 5 anos”, no palco principal.
Iniciativas apresentadas
-
Educação: exposição dos projetos finalistas do Campeonato Joinvilense de Robótica, aulas de programação e cultura maker com uso de ChromeBooks, kits Arduino e ATTO.
-
Saúde: Painel da Dengue com notificações automatizadas; projeto Alerta de Risco, que reduziu em 92% o tempo entre notificação e biópsia de pacientes oncológicos; e o FASUS, voltado ao diagnóstico precoce da fibrilação atrial em idosos.
-
Pesquisa e Planejamento Urbano: uso do Smart Mobility e de gêmeo digital para simular o trânsito, gerar diagnósticos e propor melhorias na mobilidade. Desde 2019, já resultou em economia estimada de 1,3 milhão de horas/ano de trânsito.
-
Proteção Civil e Segurança Pública: utilização de drones DJI Mavic 3 Enterprise com câmeras termográficas, recursos de zoom e autonomia para apoio em operações da Defesa Civil, Guarda Municipal e Detrans.
-
Administração e Planejamento: funcionalidades do aplicativo Joinville Fácil, que oferece mais de 30 serviços digitais, incluindo solicitações de manutenção, consultas de tributos, agendamento de atendimentos e acesso a câmeras em tempo real.
“O objetivo é mostrar como a tecnologia pode tornar a cidade mais eficiente e melhor para se viver”, destacou o secretário William Escher.