Desde dezembro de 2020, todas as nascentes de área urbana de Jaraguá do Sul estão sendo mapeadas. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, por meio de uma empresa terceirizada.
O levantamento vai confirmar a localização, avaliar as condições ambientais e atualizar a base cartográfica municipal. A empresa Geojá Mapas Digitais e Aerolevantamentos, de São Paulo, está realizando o trabalho, por meio do contrato 023/2020. O período de levantamento dos dados se estenderá até julho de 2021.
O objetivo é fazer um levantamento de 1.250 pontos, indicados como nascentes nos mapeamentos da Prefeitura de Jaraguá do Sul, porque os dados existentes hoje são de 1998.
O trabalho servirá ainda como um diagnóstico ambiental dos possíveis afloramentos, por meio de um protocolo de avaliação rápida. Os técnicos poderão, também, identificar, por meio de análise espacial, as nascentes descaracterizadas e preservadas, com base nas informações coletadas nas vistorias de campo.
De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, para que o cadastro seja feito, os técnicos precisam entrar nas propriedades para localizar e fotografar as nascentes ou para descaracterizar nascentes que, embora estejam cadastradas na base cartográfica atual, já não existem mais.
“Os técnicos, que possuem identificação, já estão visitando as propriedades. Entretanto, eles têm relatado a dificuldade de adentrar algumas propriedades. Por isso, nós ressaltamos a importância desse levantamento e pedimos a colaboração dos munícipes”, afirma Bertoldi.
Os dados coletados auxiliarão na gestão adequada dos recursos hídricos do município. O mapeamento contribui na análise de processos da Prefeitura, manifestações técnicas, planejamento municipal e na elaboração de novos projetos ambientais.
O secretário destaca que, em caso de dúvida, os munícipes podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo pelos telefones 2106-8033, 2106-8150, 2106-8028, com Geomir.