Prefeitura de Jaraguá do Sul emite informe epidemiológico sobre a febre maculosa

Foto: Jerry Kirkhart/Wikimedia Commons

Por: OCP News Joinville

23/06/2023 - 19:06 - Atualizada em: 23/06/2023 - 19:53

A febre maculosa é uma doença que tem preocupado as autoridades de saúde devido a sua gravidade e facilidade de transmissão por meio de carrapatos.

Neste sentido, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um Informe Epidemiológico com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, identificação precoce dos sintomas e os cuidados em relação aos carrapatos.

A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é transmitida aos seres humanos pela picada do carrapato-estrela, encontrado principalmente em áreas rurais e de vegetação densa.

 

Casos de febre maculosa em jaraguá do sul

Nos últimos 5 anos foram notificados pelos serviços de saúde 31 casos suspeitos de febre maculosa em pacientes residentes de Jaraguá do Sul, ou seja, pacientes que procuraram assistência à saúde devido apresentarem sintomas após relato de picada por carrapato.

Destes, 20 confirmaram para a doença após realização dos exames (2018 – 1 caso, 2019 – 6 casos, 2020 – 3 casos, 2021 – 7 casos, 2022 – 3 casos).

A taxa de incidência foi maior no ano de 2021 (figura 1). Todos os casos confirmados para febre maculosa receberam assistência e tratamento com antibióticos tendo como evolução a cura da doença. Nenhum óbito por febre maculosa foi registrado no período.

As ações ambientais foram realizadas pelo setor de zoonoses, com o objetivo de prevenir novos casos. No ano de 2023 (até 31/05) foram registrados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) 5 casos suspeitos de febre maculosa, sendo que 3 já confirmaram para a doença através de exames realizados pelo Lacen.

Os pacientes realizaram tratamento e evoluíram com a cura.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, ressalta que todos os casos de febre maculosa confirmados em Jaraguá do Sul foram contraídos em áreas próximas de mata.

Ele lembra que o Programa de Controle de Zoonoses realiza, constantemente, trabalho preventivo para identificar a presença ou não de carrapatos em áreas de grande circulação de pessoas com, por exemplo, na Via Verde.

 

Sintomas: Identifique os sinais de alerta

Os sintomas iniciais da febre maculosa podem ser semelhantes aos de outras doenças, o que dificulta o diagnóstico precoce. No entanto, é fundamental estar atento a esses sinais de alerta:

Febre alta repentina;
Dores musculares intensas e dor de cabeça;
Mal-estar geral e fadiga;
Manchas vermelhas ou erupções cutâneas, que geralmente começam nas palmas das mãos e nas solas dos pés e podem se espalhar para outras áreas do corpo;
Náuseas, vômitos e falta de apetite;

Caso você apresente esses sintomas após ter sido exposto a áreas com carrapatos ou picadas recentes, é fundamental procurar a Unidade de Saúde ou hospital, relatando o corrido.

 

Cuidados e Prevenção: Evite o contato com carrapatos

A prevenção é a melhor forma de evitar a febre maculosa. Algumas medidas simples podem ser adotadas para minimizar o risco de contrair a doença:

1.Ao frequentar áreas de vegetação densa, use roupas de mangas compridas, calças e sapatos fechados. Isso reduz a exposição ao carrapato;
2.Aplique repelentes de insetos na pele e nas roupas, seguindo as instruções do fabricante;
3.Faça uma inspeção minuciosa no corpo após sair de áreas propícias a carrapatos. Verifique especialmente as áreas de dobras da pele, como axilas, virilhas e couro cabeludo;
4.Proteja os animais de estimação com produtos antiparasitários adequados e consulte regularmente um médico veterinário. É importante examinar cuidadosamente seu animal regularmente, especialmente após sair para passeios, a fim de verificar a presença de carrapatos.
5. Evite o contato direto com carrapatos. Caso encontre um, utilize pinças ou luvas para removê-lo da pele, agarrando-o pela cabeça e não esmagando o corpo.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.