A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), realizou ato de assinatura da ordem de serviço para o início da construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário nesta sexta-feira (5).
A obra será realizada pela Construtora Monte Negro Ltda., de Belo Horizonte (MG), vencedora da licitação. O valor do contrato é de R$ 45.019.374,74, com recursos provenientes de financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. O investimento será pago pelo Samae em 40 parcelas semestrais, a partir de fevereiro de 2028.
O prazo de execução da obra é de 28 meses contados a partir da data do recebimento da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado para até 36 meses.
Nova estação irá substituir a ETE Ilha da Figueira e ampliar atendimento
De acordo com o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “a nova estação irá substituir a ETE Ilha da Figueira, que é uma das mais antigas do município e está operando em sua capacidade máxima, e que, posteriormente, será desativada”. Esta estação é responsável pelo tratamento do esgoto gerado nos bairros Águas Claras, Barra do Rio Molha, Boa Vista, Centro, Ilha da Figueira, Nova Brasília, Rio Molha, Vila Baependi, Vila Lalau e Vila Nova.
Onésimo explicou que com a construção da ETE Centenário, será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município contemplando, além dos bairros atendidos pela ETE Figueira, também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário, cujo projeto executivo já está em andamento. O processo de tratamento de esgoto na nova estação será mais avançado e moderno, garantindo eficiência no tratamento muito superior em relação à estação atual.
Jaraguá do Sul é referência no tratamento de esgoto
O prefeito Jair Franzner destacou que com essa obra serão atendidos os bairros que ainda não possuem rede coletora de esgoto. “Até 2028 pretendemos ampliar o índice de cobertura no município. Jaraguá do Sul já é referência no tratamento de esgoto e são poucos municípios que têm um índice aproximado de 90% de cobertura com tratamento de esgoto. Nós estamos trabalhando para atingir os 100%”, afirmou.
A ETE Centenário será construída em um terreno com área de 44.135,40m², na Rua Germano Wagner, no Bairro Centenário. Na primeira etapa, a estação atenderá 69.555 habitantes e terá uma vazão média de 151 l/s, e na segunda etapa, a estação atenderá 129.995 habitantes e terá uma vazão média de 275 l/s. Com a implantação da ETE Centenário, será possível aumentar o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto sanitário no município.
Jaraguá do Sul é um município que se destaca pelo seu sistema de saneamento. O índice atual de cobertura com tratamento de esgoto no município em áreas urbanizadas é de aproximadamente 90%, sendo um dos melhores índices no estado de Santa Catarina. Atualmente, o Samae tem quatro Estações de Tratamento de Esgoto: a ETE Água Verde, a ETE Ilha da Figueira, a ETE Nereu Ramos e a ETE São Luís.
Líderes políticos e empresariais prestigiaram o ato
Participaram do ato o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, o diretor da Construtora Monte Negro Ltda., Edison Carvalho Martins, o deputado federal Carlos Chiodini, o deputado estadual Antídio Lunelli, e o empresário Luiz Carlos Buzzarello, representando a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), entre outras autoridades.