Prefeitura de Guaramirim visita mais mais de 630 casas em mutirão contra a dengue

Foto: Arquivo OCP News

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

07/03/2023 - 10:03 - Atualizada em: 07/03/2023 - 10:36

O mutirão contra a dengue realizado neste sábado (04) em Guaramirim terminou com um resultado acima do esperado. Mais de 630 casas foram visitadas pelos agentes de endemias, que orientaram os moradores sobre as consequências da doença e sobre como eliminar os criadouros. Seis caçambas foram lotadas com materiais que poderiam acumular água.

O mutirão aconteceu nos bairros Amizade e Avaí, escolhidos para o primeiro dia da ação por serem localidades com grande crescimento no número de focos do Aedes Aegypti. Somente nos dois primeiros meses do ano foram localizados 140 focos, um aumento de 424% com relação ao mesmo período do ano passado.

Sete das residências visitadas receberam um termo de inspeção da Vigilância em Saúde que solicitava a limpeza da área. Por serem locais onde o acúmulo de entulhos foi acima do tolerável, a Vigilância deve voltar em sete dias para verificar se houve resolução do problema.

“É importante que a população se conscientize de que qualquer material deixado no quintal pode ser um local propício para o mosquito se multiplicar. A dengue mata e é imprescindível que cada um faça a sua parte para que não tenhamos um cenário de epidemia no município”, alertou o Secretário de Saúde, Marcelo Deretti.

Os agentes e profissionais da prefeitura também realizaram um trabalho de orientação aos moradores, distribuindo informativos com dicas de como eliminar criadouros, quais os sintomas e como proceder em caso de suspeita de dengue.

O bairro Avaí terá um novo mutirão no dia 18, das 8h às 16h.