Prefeitura de Guaramirim orienta população sobre como agir em casos de emergência

Foto: Arquivo OCP News

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

04/10/2023 - 15:10 - Atualizada em: 04/10/2023 - 15:31

A Prefeitura de Guaramirim está em alerta e em constante monitoramento da situação no município devido às fortes chuvas que atingem a região desde a manhã desta quarta-feira (04). Os trabalhos estão sendo realizados em conjunto com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), integrado também por órgãos e instituições como os Bombeiros Voluntários, a Polícia Militar, a Defesa Civil, entre outros.

A orientação é de que a população acione o número de telefone 193, dos bombeiros, onde estão centralizadas as ações do GRAC, em caso de deslizamentos ou risco de deslizamentos, desmoronamento ou risco de desmoronamento de muros e casas, alagamentos com pessoas ou famílias ilhadas, famílias que necessitam abrigo, entre outras ocorrências.

“Orientamos também que a população saia de suas casas se houver necessidade em casos de deslizamento ou alagamento, acionando o 193, para que essas ocorrências sejam atendidas com a maior agilidade possível. Pedimos também que a comunidade guaramirense acompanhe as notícias e os comunicados que serão publicados no site e nas redes sociais da Prefeitura sempre que houver atualizações”, declarou Elemar Ziehlsdorf, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Os bairros Amizade, Avaí e Centro, que registraram alagamentos pela manhã, já apresentam normalidade. O acumulado de chuva registrado nas últimas 24h é de 121mm no pluviômetro do bairro Nova Esperança e 109mm no do bairro Avaí. O nível do Rio Itapocu tem registrado aumento desde a manhã. A medição é realizada na represa. Às 11h o nível estava em 3m, às 12h20 em 4m e às 14h20 em 4,60m.

Notícias no celular

Whatsapp