Prefeitura de Florianópolis realiza simulado de incêndio em escola no Norte da Ilha

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

19/06/2023 - 14:06

A Secretaria de Educação de Florianópolis realizará um simulado de incêndio em uma unidade da rede de ensino nesta terça-feira (20). O exercício ocorrerá na Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras, Norte da Ilha, a partir das 9h.

O simulado contará com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Científica, Defesa Civil e Guarda Municipal. Toda a comunidade escolar, incluindo familiares e vizinhos da escola, está ciente da atividade.

Os Núcleos de Educação Infantil Municipais Doralice Teodora Bastos e Clair Gruber Souza, localizados próximos à escola, também foram convidados para observar a atividade.

Além das viaturas de emergência, como caminhões de incêndio, ambulâncias e carros de resgate, há a possibilidade da aeronave Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, participar do simulado.

Foto: Divulgação

O principal objetivo é capacitar estudantes e professores para agirem em situações de risco que exijam uma saída emergencial da escola ou creche, conforme destacado pela secretária de Educação, Fabricia Luiz Souza.

“A eficiência de um abandono de edificação é fator tão importante pois ajuda a salvar vidas humanas”.

De acordo com o diretor da EBM Virgílio Várzea, a importância desse simulado é organizar uma série de procedimentos de forma ordenada e sem pânico, incluindo itinerários pré-definidos que levem todos a um local seguro.

“A prática dessa educação preventiva constrói conhecimentos que as crianças e estudantes poderão levar para a vida”, acrescenta Sandro Rogério.

Toda a comunidade escolar foi treinada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar pessoas surdas.

Participarão do simulado aproximadamente 470 crianças do ensino fundamental e da educação infantil, além de 56 profissionais da educação.

Essa iniciativa faz parte da rotina de formação de estudantes e professores da rede municipal, conforme ressaltado pelo chefe da Divisão de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Charles Schnorr, que também é especialista em Gestão de Desastres e Urgência e Emergência.

Notícias no celular

Whatsapp