A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, prepara uma intervenção estruturante de macrodrenagem para o bairro. O investimento será de quase R$ 20 milhões de reais, com recursos captados junto ao Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A implantação do sistema de macrodrenagem em Canasvieiras, uma das regiões com maior demanda no Norte da Ilha, tem como principal objetivo reduzir a frequência de alagamentos e inundações na região, aumentando a segurança para moradores. A obra deve trazer mais segurança diante de eventos climáticos extremos e melhorias nas condições de salubridade urbana.

Arte: PMF
As obras previstas estão divididas em dois lotes. O 1º contempla as ruas Ranulpho José de Souza Sobrinho, Laser, Acary Margarida, das Flores e Madre Maria Vilac. O 2º inclui as ruas dos Eucaliptos, Jorge Mussi, Desembargador Maurílio Coimbra, Vasco de Oliveira Gondin e Apóstolo Paschoal.
“Já fizemos obras deste porte no Norte e os resultados são sentidos no cotidiano pelos moradores que deixaram de ter suas residências alagadas, que podem ficar mais tranquilos quando chove, sem o risco de antes. Em Canasvieiras a demanda por uma drenagem mais eficiente é histórica e começará a ser atendida com esse projeto, impactando positivamente diversas famílias”, destaca o prefeito da Capital, Topázio Neto.
Atualmente, a Prefeitura realiza ajustes técnicos no projeto junto à Caixa Econômica Federal, etapa necessária para a aprovação final do financiamento. Após a autorização da Caixa, o município estará apto a lançar o processo licitatório para execução das obras, com previsão de abertura já em fevereiro. A previsão é que todo o trâmite administrativo seja concluído até abril de 2026, com início das obras no mês seguinte.