A Secretaria de Educação de Florianópolis (SME) lançou o projeto “Sua presença faz diferença”, com o objetivo de fortalecer os índices de frequência escolar nas 39 unidades do ensino fundamental e, assim, garantir que as aprendizagens aconteçam de forma contínua. Hoje, a rede municipal atende mais de 20 mil estudantes, distribuídos em 739 turmas. As turmas que atingirem ao menos 95% de frequência na semana, como premiação, poderão, por exemplo, ter 10 minutos a mais de intervalo, escolher uma música para tocar no recreio ou uma sessão de cinema na sala com pipoca.
O acompanhamento da freqüência, enfatiza o secretário de Educação, tem como foco principal a valorização da presença do estudante na sala de aula. “A ausência recorrente impacta não apenas no processo individual de aprendizagem, mas no trabalho coletivo da turma e do professor”, diz Thiago Peixoto. “Cada falta significa um conteúdo não vivenciado, uma atividade não realizada e uma oportunidade de interação perdida. Além disso, compromete a organização pedagógica, já que a infrequência dificulta a retomada dos conteúdos e a participação nas propostas de grupo”, complementa.
O professor, responsável por registrar a chamada diária, informa à turma a porcentagem de frequência alcançada, e o secretário escolar anota esse dado no banner localizado no hall de entrada da unidade educativa. Toda sexta-feira, o secretário consulta o Sistema de Gestão da Educação (SGE) e divulga a frequência média da turma, possibilitando um acompanhamento constante do envolvimento dos estudantes.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) terá acesso aos dados de toda a rede, monitorando os índices por escola, turma e série. As informações servirão de base para reuniões regulares entre a equipe de frequência e fluxo da SME e os gestores escolares, com o intuito de analisar resultados, identificar desafios e construir estratégias conjuntas.
Segundo o secretário de Educação da Capital, Thiago Peixoto, a ausência dos estudantes nas aulas tem consequência direta no processo educativo. “Faltar às aulas aumenta o risco de abandono, enquanto a presença e o tempo efetivo de estudo são fundamentais para o bom desempenho”, destaca.
Entre outras premiações, as turmas que chegarem a 95% de frequência na semana, terão direito à aula ao ar livre, decorar a sala e desenvolver atividades culturais e de lazer em parceria com o Grêmio estudantil. Outras sugestões de premiações poderão surgir em acordo entre estudantes, orientador educacional e direção da escola.
Para que o projeto alcance bons resultados, é fundamental a união de esforços entre estudantes, famílias, gestores escolares, equipe pedagógica, professores e demais funcionários das unidades, frisa Thiago Peixoto. “A presença do aluno na escola é uma responsabilidade coletiva, e cada profissional tem um papel importante nesse processo”.
ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO)
- Estudantes: 11.398
- Turmas: 449
ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO)
- Estudantes: 8.809
- Turmas: 290
SUGESTÕES DE PREMIAÇÕES
- 10 minutos a mais de recreio/intervalo
- Escolher uma música para tocar no recreio
- Sessão de cinema na sala com pipoca
- Aula ao ar livre
- Decorar a sala com tema livre
- Atividades culturais e de lazer em parceria com o Grêmio Estudantil