Prefeitura de Florianópolis intensifica combate à dengue em quatro bairros

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Por: OCP News Florianópolis

26/03/2024 - 15:03 - Atualizada em: 27/03/2024 - 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses) de Florianópolis realizará a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti nas regiões com maior incidência de casos confirmados de dengue no município. Nesta terça-feira (26), a aplicação acontece no Norte da Ilha, abrangendo os bairros Capivari, Ingleses e Santinho, com início às 19 horas. Já na quarta-feira (27), a ação se concentrará no bairro Trindade, com início às 5 horas da manhã.

As regiões e ruas que recebem a pulverização são definidas de acordo com indicações da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis. É por meio do trabalho de investigação que os profissionais desenvolvem o mapa de calor da doença no município, que indica quais regiões possuem casos confirmados para a dengue.

Durante a aplicação do produto, é recomendado que a população mantenha portas e janelas abertas, cubra alimentos, roupas, bebedouros e aquários por um período de quatro horas. É aconselhável que os animais de estimação sejam mantidos nos fundos do imóvel. O inseticida Cielo é indicado pelo Ministério da Saúde para o controle de fêmeas adultas de Aedes aegypti em áreas infestadas pelo mosquito com casos confirmados de dengue, chikungunya e Zika vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a estratégia mais eficaz para o controle dos mosquitos é a eliminação ou modificação de depósitos (através de vedação ou tela) que acumulem água, visto que a pulverização isolada não alcança as larvas, atingindo apenas os mosquitos adultos. Em casos de dúvidas, o Centro de Controle de Zoonoses pode ser acionado pelo telefone 3338-9004. Denúncias relacionadas à dengue devem ser realizadas por meio do telefone 3212-3902 ou no vigilanciaflorianopolis.celk.com.br/denuncia.

Até esta terça-feira, Florianópolis registrou 2.053 casos confirmados para a dengue, 50 internações e dois óbitos pela doença. O último óbito aconteceu no dia 9 de março e confirmado laboratorialmente na última terça-feira (19), tratando-se de um homem de 71 anos, com cardiopatia, e que morava em Canasvieiras.