A Prefeitura de Florianópolis iniciou os trabalhos de revitalização do Parque Náutico Walter Lange, espaço que fica localizado na cabeceira insular das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles e onde estão localizados as sedes dos clubes de remo da Capital. O local é um convite à prática de esportes e à contemplação, mas o descaso dos últimos anos deixou o parque com marcas de abandono e local de moradia de pessoas em situação de rua.
As obras da primeira de duas etapas de revitalização da região vêm sendo conduzidas desde janeiro pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade. O projeto em execução tem investimento de R$ 2.018.991,63 e prevê melhorias no sistema de drenagem; construção de arquibancada com capacidade para até 150 pessoas na área verde entre o passeio da Beira-Mar Norte e os galpões dos clubes de remo, e de passeio em paver (blocos de concreto intertravados), ambos em frente ao mar, além de instalação de mobiliário urbano que, no caso, são bancos, quatro equipamentos de academia voltado à terceira idade e bicicletários.
O incremento na iluminação se dará nas novas estruturas, bem como no paisagismo composto de arbustos e grama a serem plantados, e nos canteiros existentes que serão readequados para deixar mais livre o acesso ao píer.

Divulgação/PMF
Os tradicionais clubes de remo – Francisco Martinelli, Aldo Luz e Riachuelo – serão diretamente contemplados com as obras. O projeto terá melhorias na estrutura de acesso ao mar com píer flutuante de concreto para as suas atividades (eles já dispunham de píer flutuante de plataforma articulada) e mais segurança com a ampliação do sistema de iluminação pública (haverá continuidade do monitoramento por câmeras por parte dos clubes) e o aumento da movimentação de público no parque.
Do antigo Parque Náutico Walter Lange, apenas o estacionamento nos fundos dos galpões dos clubes será mantido. O pavimento em lajotas já foi substituído por paver no trecho frontal do Martinelli e do Aldo Luz, e está em andamento entre os galpões. No mais, falta executar a arquibancada, a estrutura do píer, a parte de iluminação, e o mobiliário.
A segunda etapa da revitalização ainda não tem data para ser realizada. Nela, devem ser construídas quatro quadras esportivas para a prática de beach tennis (situadas entre as pontes), por exemplo, sendo que o investimento total estimado no parque é da ordem de R$ 5,5 milhões. No momento, os serviços estão sob a execução da empreiteira Satélite Construções e Engenharia Ltda – EPP.