Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Florianópolis inicia novo pacote de obras em nós viários da cidade

Foto: Lêo Russo/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/02/2026 - 07:02

A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta segunda-feira, dia 23 de fevereiro, uma nova série de obras para desatar nós viários da Capital. Os primeiros serviços do tipo deste ano correspondem à remodelação da rótula entre a Avenida do Antão e a Servidão Elpídio Lins de Souza, no Morro do Horácio. A necessária terraplanagem já está em andamento. Mais investimentos da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade no Maciço do Morro da Cruz.

A rótula atual vinha sendo desrespeitada pelos motoristas. A maioria deles optava por seguir reto pela Avenida do Antão na descida em direção à Beira-Mar Norte, em vez de contornar a rotatória (com praça no meio) na lateral da via, passando pela servidão. “Com a intervenção, os condutores serão obrigados a fazer a rótula devido à implantação de um canteiro verde sobre a pista da Avenida do Antão. Assim, vão precisar reduzir a velocidade, contribuindo para evitar acidentes de trânsito e garantindo maior segurança”, destacou o consultor da Secretaria, engenheiro Ricardo Junckes.

Nesse início das obras, assim como na etapa de recapeamento asfáltico das vias, os trabalhos vão acontecer somente das 21 hs às 4 hs, para evitar transtornos no período diurno, de movimento mais intenso, em razão, sobretudo, dos deslocamentos casa-trabalho-casa. Depois disso, as calçadas devem ser feitas durante o dia, sendo que todos os serviços têm prazo de conclusão de dois meses. Também não haverá alteração no trânsito no local nesse tempo.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Essas melhorias integram um pacote de obras que representa um investimento total de cerca de R$ 9,5 milhões, em execução pela empreiteira Britagem Vogelsanger.

Nós viários desatados em 2025

Alguns problemas de nós viários históricos já foram resolvidos no ano passado. Neste sentido, obras beneficiaram tanto o acesso ao Hospital Universitário quanto à rótula da antiga Praça Santos Dumont (atual Praça Professor João David Ferreira Lima), na região do Campus da UFSC, na Trindade; a Avenida Governador Ivo Silveira, na cabeceira continental da ponte Hercílio luz, e a entrada da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.