Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Florianópolis inicia manutenção emergencial de trecho de orla afetado pela maré nos Ingleses

Mar avançou e provocou destruição nos Ingleses | Foto: Arquivo/OCP News

Por: Ewaldo Willerding Neto

19/12/2025 - 08:12 - Atualizada em: 19/12/2025 - 08:34

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, iniciou na noite desta quinta-feira (18), as atividades para recuperar o trecho de cerca de 300 metros da orla dos Ingleses, no Norte da Ilha, que sofreu com ressacas recentes. A área, localizada na ponta sul da praia é bem menor que os mais de 3km que passaram por alargamento, foi impactada por episódios de avanço das marés associados à atuação de sistemas meteorológicos, com intensidade e duração prolongada, que provocaram erosão costeira e transporte de sedimentos.

Para a recuperação será necessário reaver um volume de cerca de 4 mil metros cúbicos de areia depositado pelas marés na foz do Rio Capivari. O corpo hídrico deságua na praia dos Ingleses e recebe a maior parte da areia quando há erosão pela força das águas e do vento. A retirada será realizada com o uso de dragas, ao longo da noite, com deposição nas margens, onde o material deve aguardar para ser destinado ao ponto a ser recuperado.

A partir da noite desta sexta-feira (19), quando a areia já estiver mais seca, será realizado o transporte do montante até o trecho erodido com o uso de caminhões. Essa etapa deve levar cerca de 4 dias, sempre no período noturno, e será devidamente sinalizada por toda a orla, garantindo a segurança dos banhistas e pedestres que circulam na região.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A intervenção tem caráter emergencial e objetiva restabelecer as condições de uso da praia. “Estamos falando de uma manutenção emergencial em resposta a um cenário de erosão mais severo do que o habitual no município. Só agora, com a chegada do verão, temos maior tranquilidade acerca da capacidade de sucesso na recuperação, uma vez que essa é a época em que deixamos de ter uma situação mais adversa no mar. Todo o procedimento segue os critérios técnicos e ambientais necessários”, explica o secretário municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.