Prefeitura de Florianópolis divulga os classificados da primeira etapa do Festival da Canção Escolar; confira a lista

Evento foi realizado neste domingo (3), no Teatro do Centro Educacional Menino Jesus | Foto: Divulgação/Secretaria de Educação de Florianópolis

Por: Elisângela Pezzutti

04/09/2023 - 09:09 - Atualizada em: 04/09/2023 - 11:04

Neste domingo (3), ocorreu a primeira etapa do Festival da Canção Escolar Poeta Zininho, realizada no Teatro do Centro Educacional Menino Jesus. Participaram estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis das regiões do Centro e do Continente. De cada categoria, classificaram-se 7 inscritos para a etapa final.

Na categoria Pimpolho (5 a 9 anos) passaram para a última fase Alana Gomes, Amanda Busquets, Antony Ramos, Heloise Wenning, Stephanie Silveira, Thamilly Costa e Valentina Felix. Na categoria Juvenil 1 classificaram-se Alice Reis, Bárbara Alves, Bronsted Antoine, Helena Mendes e Júlia Vieira, Kaune Faustino, Matheus Rozario e Sarah da Silva . Na Juvenil 2 estão na final Eduardo Capestrano, Sinara Noda, Yana Moia, Taicha Antoine, e as duplas Any Gabriele Costa e Lorena Rocha, Carlos Alves e Rodrigo Assis, Gabriel Souza e Alan da Silva.

Conforme a secretária de Educação, Fabricia Luiz Souza, o Festival, além de homenagear o poeta Zininho, incentiva crianças e estudantes para se dedicarem mais ainda à arte e à cultura.

O secretário Adjunto de Educação Luciano Formighieri, frisa que o evento também tem o objetivo de revelar talentos e criar oportunidades inclusivas.

A madrinha do Festival é Cláudia Barbosa, filha mais nova de Zininho.

No dia 24 de setembro será a vez da etapa que reunirá estudantes das regiões Sul e Leste na Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina, no bairro Campeche. A etapa Norte está marcada para 1º de outubro no Teatro Dionísio, em Ingleses.

Grande final

O Festival será encerrado ainda em outubro, no dia 29, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Na ocasião, serão escolhidos os três primeiros colocados de cada categoria, que receberão um troféu e equipamentos musicais como prêmios, mas todos os participantes serão contemplados com medalhas.

A comissão julgadora leva em consideração afinação e técnica vocal, presença, postura e carisma, assim como a interpretação e criatividade.

O poeta maior

O Festival da Canção leva o nome de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, nascido no dia 8 de maio de 1929 em Biguaçu . Ele faleceu aos 69 anos de idade no dia 5 de setembro de 1998. Em 1965, participou do concurso realizado pela Prefeitura intitulado “Uma Canção para Florianópolis”. Venceu com “Rancho do Amor à Ilha”. Em 8 de julho de 1968, a música tornou-se o hino oficial da capital catarinense.

O poeta maior foi cantor, compositor, produtor de jingle, ator e sonoplasta de radioteatro. São de sua autoria também canções como “Rancho do Amor À Vida”, “Princesinha da Ilha”, “A Rosa e o Jasmim”, “Largo 13 de Maio”, “Miramar”, “Magia do Morro”, “Homenagem à Princesa”, “Preconceito Racial” e “Deixa a Porta Aberta”.

Logo após o seu falecimento, em 1999 a Escola de Samba Os Protegidos da Princesa foi para o sambódromo com o enredo “Jamais Algum Poeta Teve Tanto Pra Cantar”, uma homenagem a Zininho.

Lista dos classificados

Categoria Pimpolho (5 a 9 anos)
– Alana Gomes
– Amanda Busquets
– Antony Ramos
– Heloise Wenning
– Stephanie Silveira
– Thamilly Costa
– Valentina Felix

Categoria Juvenil 1
– Alice Reis
– Bárbara Alves
– Bronsted Antoine
– Helena Mendes e Júlia Vieira
– Kaune Faustino
– Matheus Rozario
– Sarah da Silva

Categora Juvenil 2
– Eduardo Capestrano
– Sinara Noda
– Yana Moia
– Taicha Antoine
– Any Gabriele Costa e Lorena Rocha
– Carlos Alves e Rodrigo Assis
– Gabriel Souza e Alan da Silva

*Com informações da Secretaria de Educação de Florianópolis