A partir de segunda-feira (20) começam as inscrições para a Educação Infantil da rede municipal de Florianópolis. Os pais ou responsável legal da criança deverão acessar o site da Prefeitura Municipal de Florianópolis (http://www.pmf.sc.gov.br), preencher o cadastro, bem como selecionar o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) desejado e anexar os documentos exigidos. Para realizar a inscrição e iniciar o atendimento, a criança deverá ter idade mínima de 4 meses completos até o primeiro dia letivo de 2026 e máxima de 3 anos, 11 meses e 29 dias até 31 de março. O processo encerra-se em 31 de outubro e o resultado será divulgado no dia 17 de novembro.
A inscrição ficará em análise, cabendo aos familiares acompanhar a situação pelo site, utilizando o número do cadastro de pessoa física (CPF) e data de nascimento da criança.
A Secretaria de Educação, por intermédio da Diretoria de Planejamento e Dados Educacionais (DIPED), irá conferir e validar no Sistema de Gestão Educacional os anexos no prazo de até cinco dias úteis após a inscrição.
Se a documentação for recusada, as famílias terão a possibilidade de reinserir os documentos atualizados assim que forem informados da recusa. As inscrições realizadas no último dia, que forem recusadas terão um período de ajustes que inicia as 10h do dia 3 de novembro até as 16h do dia 4 de novembro.
O preenchimento das vagas respeitará a classificação da lista de espera. As unidades educativas selecionarão a criança e, simultaneamente, realizarão contato com os pais ou responsável legal.
INÍCIO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 20/10/2025, a partir das 10h
ENCERRAMENTO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 31/10/2025, às 16h
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: 17/11/2025, a partir das 16h
PRIMEIRA ETAPA
Os pais e/ou responsável legal da criança deverão acessar o site da Prefeitura Municipal de Florianópolis: http://www.pmf.sc.gov.br.
O QUE FAZER
– Preencher corretamente e de forma completa o cadastro;
– Selecionar uma opção de unidade educativa;
-Anexar documentos originais em formato digital
FAIXA ETÁRIA REFERENTE AO ATENDIMENTO DESTE PROCESSO
Para realizar a inscrição no site e iniciar o atendimento em creche, a criança deverá ter idade mínima de 4 meses completos até o primeiro dia letivo de 2026 e até 3 anos, 11 meses e 29 dias completos até o dia 31 de março de 2026.
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS POR IDADE
GRUPO 1
Data de nascimento da criança – a partir de 1º/4/2025
Idade da criança – mínimo de 4 meses
GRUPO 2
Data de nascimento da criança – de 1º/4/2024 a 31/3/2025
Idade da criança – 1 ano a 1 ano e 11 meses
GRUPO 3
Data de nascimento da criança – de 1º/4/2023 a 31/3/2024
Idade da criança – 2 anos a 2 anos e 11 meses
GRUPO 4
Data de nascimento da criança – De 1º/4/2022 a 31/3/2023
Idade da criança – 3 anos e 3 anos e 11 meses
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO PELA FAMÍLIA
Após o envio, a inscrição ficará em análise, sendo responsabilidade dos pais e/ou responsável legal, acompanhar a situação pelo site www.pmf.sc.gov.br, utilizando o número do CADASTRO DE PESSOA FÍSICA (CPF) e DATA DE NASCIMENTO da criança.
SEGUNDA ETAPA
É obrigatória e, de competência da Diretoria de Planejamento e Dados Educacionais – DIPED, que deverá conferir e validar no Sistema de Gestão Educacional a documentação anexada no cadastro da criança, no prazo de até cinco dias úteis após a inscrição.
CHAMAMENTO
O preenchimento das vagas respeitará a classificação da lista de espera. As unidades educativas selecionarão a criança e, simultaneamente, realizarão contato com os pais e/ou responsável legal, via telefone cadastrado na inscrição, por dois dias úteis consecutivos e em turnos alternados.