Pela primeira vez, o Coral Vozes do Paço, formado por servidores da Prefeitura de Criciúma, se apresentou no Paço Municipal Marcos Rovaris.
A iniciativa, realizada na tarde desta quinta-feira (29), integra o Programa de Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional, que tem como objetivo desenvolver as relações sociais de trabalho entre os colaboradores, assim como melhorar as condições de saúde e de atendimentos.
O Coral Vozes do Paço iniciou os ensaios no dia 8 de maio. Conforme a maestrina Silva Teixeira, está sendo diferente conduzir um coral adulto, devido ao fato de estar mais próxima com seus trabalhos em corais de crianças e adolescentes. Mas, ela acentua que a experiência está sendo boa.
“Eles têm bastante vontade, vozes muito bonitas, e eu estou bem empolgada porque acho que esse coral ainda vai surpreender”, conta.
Para a soprano Beatriz Topanotti Fernandes Felipe, cantar com as pessoas do seu local de trabalho permite um maior entrosamento. A funcionária da Prefeitura de Criciúma conta que o convite para participar do coral chegou por meio de outros funcionários. Beatriz já cantava em um coral da escola e, também, no Coral Show Criança Feliz.
“A gente acaba tendo a convivência ali, que é diferente e acaba interagindo no dia a dia de uma forma mais descontraída”, comenta.
“Eu gostei muito. Eles estavam bastante nervosos, mas eu achei que a apresentação foi ótima! Eles se desenvolveram, mas eles têm muito mais para se desenvolver, mas para estreia eu adorei. Foi nota mil!”, pontua a maestrina.
A primeira proposta desenvolvida pelo Programa de Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional foi a formação da equipe e apresentação do Coral Vozes do Paço.
“O coral foi o primeiro projeto do programa e deu super certo!”, afirma a coordenadora do Programa de Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional, Maiara Gonçalves Martins.
O que é o Programa de Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional?
Instituído em junho do 2022, pelo decreto SG/nº 1068/22, o programa, que surgiu através do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), visa promover saúde ocupacional, integração entre os setores e bem-estar organizacional. Algumas atividades, como o plantio de árvores, jogos internos, coral, consulta nutricional, palestras e caminhadas orientadas, também fazem parte da iniciativa.
“A promoção da integração e do bem-estar dos servidores é crucial. Não apenas para reduzir o estresse, mas também para aprimorar o desempenho e a produtividade no trabalho. A qualidade de vida dos servidores está ligada a um serviço de público de excelência, melhorando a saúde física e mental dos servidores, proporcionando um ambiente mais saudável e fortalecendo as relações interpessoais”, finaliza Maiara.