Com o objetivo de desenvolver as estratégias para fortalecer o setor turístico do município, a Administração Municipal, através da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), construiu e lançará, nesta quarta-feira (5), o Plano Municipal de Turismo (PMT). O projeto faz um diagnóstico dos aspectos econômicos gerados a partir dos equipamentos relacionados a atividade turística na região carbonífera e elenca os pontos que podem ser aprimorados. A solenidade de lançamento do PMT será realizada às 15h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
O PMT é um instrumento norteador dos municípios que estabelece os caminhos a serem percorridos para o alcance de objetivos e metas.
“O Plano Municipal de Turismo vem para ampliar o nosso desempenho econômico voltado para os nossos pontos turísticos. O objetivo é melhorar cada vez mais esse setor, trazendo espaços com mais qualidade para as famílias e para os visitantes”, frisa o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
“O plano dá essa orientação, ele traz a posição, a indicação do setor do turismo, e quais são as ações e o foco do município em relação ao turismo, que tipo de turismo que o município deve seguir, quais são as áreas que a gente tem. Ele aponta os direcionamentos que o município deve dar em relação a indústria do turismo”, informa o presidente da FCC, Joster Favero.
Construído entre poder público e sociedade civil, através de reuniões, fóruns e seminários, o PMT permite uma visão de longo prazo no desempenho econômico e na otimização dos recursos turísticos.
“O Plano Municipal de Turismo vem para elencar o que o município pretende fazer, onde pretende investir, e quais são os pontos fortes que o município considera para o desenvolvimento do turismo. Ele é, basicamente, um levantamento de pontos fortes e pontos fracos, atrativos que o município tem, além de quais são os destinos e investimentos que a cidade deve fazer para impulsionar o setor turístico de Criciúma e, também, da região carbonífera”, acentua o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad.