Prefeitura de Criciúma adquire testes rápidos para diagnosticar a dengue

Por: OCP News Criciúma

20/04/2023 - 17:04 - Atualizada em: 20/04/2023 - 17:48

Como parte das ações de prevenção e, também, para agilizar o diagnóstico da dengue, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu 2,5 mil testes rápidos que serão disponibilizados na unidade de saúde do bairro Boa Vista. Atualmente, os exames são analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. “No momento, a situação em relação a dengue em Criciúma está sob controle e as testagens estão sendo absorvidas pelo Lacen. No entanto, para um melhor enfrentamento, teremos os testes rápidos à disposição”, esclarece o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

 

Os testes rápidos serão disponibilizados, apenas, para pacientes com suspeita de infecção por dengue. “Esse teste vai nos ajudar muito no enfrentamento da dengue, já que é um combo que detecta o antígeno NS1 e, também, os anticorpos IgG e IgM. Isso faz com que consigamos detectar se a pessoa está realmente com a doença, desde o início dos sintomas”, declara a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Andrea Goulart.

 

Dessa forma, em caso de resultado positivo, a Vigilância Epidemiológica do município pode iniciar as medidas de contenção. “Com a agilidade proporcionada por estes testes será possível isolar rapidamente os pacientes infectados e, assim, tomar as medidas necessárias para evitar a transmissão para outras pessoas”, finaliza a coordenadora.

Capacitação dos profissionais

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um treinamento com os profissionais que serão responsáveis pela realização dos testes rápidos. “O protocolo está praticamente pronto, bem como o fluxograma de atendimento dos casos suspeitos. Provavelmente, esse protocolo já estará em funcionamento na nossa rede de atendimento a partir da próxima semana”, explica Bucco.