A Prefeitura Municipal de Corupá, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semadec), está retomando o programa de controle do borrachudo, através da aplicação do BTI, importado de Israel.
O Município adquiriu 100 litros do produto, num investimento de R$ 17 mil, o suficiente para atender a demanda por aproximadamente três meses.
Na última sexta-feira (27), uma equipe da Secretaria, acompanhada do ex-servidor municipal João Rocha, do técnico agropecuário e representante da empresa fornecedora do produto Ivan Roberto Kirchnner, e do vereador Benjamin Tamanini, esteve num ribeirão do bairro Ano Bom, realizando a primeira aplicação.
De acordo com o representante da empresa, o BTI é aplicado no rio, levando em conta a vazão de água do local, formando uma espuma que elimina todas as larvas do borrachudo, evitando a proliferação do mosquito.
“A aplicação é simples e se manuseada corretamente, tem uma eficácia de quase cem por cento”, observou Kirchnner
O titular da Semadec, Veríssimo Garcia, destaca que a retomada do programa foi uma determinação do prefeito, Luiz Carlos Tamanini, após ouvir sucessivas reclamações dos moradores, quanto à grande incidência do inseto.
“O prefeito nos chamou e pediu que fossem tomadas as providências para acabar com a infestação do borrachudo. Nós estamos mapeando os locais e gradativamente, a aplicação será realizada em todo o município, começando pelos bairros onde há uma ocorrência maior do mosquito”, comentou.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: