A Prefeitura de Araquari, publicou nesta sexta-feira (28) o Decreto 416/2025* que regulamenta o valor da bolsa mensal de R$ 1.500 para a Guarda Municipal.
Esse valor será pago aos profissionais aprovados no concurso público, durante o período do curso de formação a que serão submetidos, antes de serem nomeados. O valor é diferente do salário estipulado para o cargo, pois trata-se de uma bolsa-auxílio, uma vez que a etapa também tem caráter eliminatório (tempo de experiência).
A regulamentação deste decreto era uma etapa importante do processo de confecção do edital. A expectativa é que seja lançado até o fim do ano. A banca organizadora é a Fundatec que já realizou concursos para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal no Rio Grande do Sul. https://fundatec.org.br/
As fases do concurso
O edital da Guarda Municipal envolverá sete fases: prova objetiva, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica e psiquiátrica, avaliação social, avaliação médica, avaliação psicológica para porte de arma e curso de formação da guarda com expectativa de duração de três meses. O exame toxicológico também será obrigatório.
Ainda não está definido o local do curso de formação, mas existe a expectativa de realizar junto a Guarda Municipal de Joinville.
Uma das mudanças é que os candidatos não precisam mais ter carteira de habilitação na categoria, AB, apenas na B (carros, picapes e vans). O cargo exige nível médio completo.
Remuneração
A remuneração inicial prevista é de R$ 3.676,37, mais adicional de periculosidade, mais vale alimentação.
O concurso prevê contratação imediata de 12 profissionais, mais cadastro reserva, além de reservar 10% das vagas para as mulheres. Não há limite de idade.