A Unidade Básica de Saúde no Loteamento Atlântico Sul, no bairro Itinga, está mais próxima de se tornar realidade. A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Saúde assinou o contrato com a empresa Vattaro Construções LTDA, de Jaraguá do Sul que ficará responsável pela construção da estrutura.
O investimento é de R$ 6.029.229,99 milhões vindos do Governo Federal via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A solicitação da verba via Governo Federal foi intermediada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC).
A UBS será construída em um terreno entre as ruas Rosalina Lima Silva, Rua VII – Rua da Raia, José Rodrigues e Rua Nereci Mendes da Silva.
O projeto possui 1.125 m² de área construída em uma área de implantação de 6.821 m², com capacidade para 5 equipes de saúde do município.
O prazo para conclusão da obra é de 18 meses. Nesta semana, as equipes começam a fazer a topografia do terreno.
Estrutura
Ao todo são 12 consultórios médicos; 3 consultórios odontológicos com atendimento simultâneo de até 7 equipes, além de farmácia, salas de atendimento/acolhimento; sala de espera e espaço lúdico; sala de vacinação; 2 salas de curativos; salas de reidratação e aplicação de medicamentos; sala de amamentação; salas adequadas para o manuseio de resíduos de saúde e esterilização; sanitários acessíveis; almoxarifado; sala de práticas coletivas; anfiteatro com capacidade para 50 pessoas, além de espaços específicos destinados aos agentes comunitários de saúde e espaços administrativos e de serviço de uso exclusivo dos funcionários da saúde que trabalharão na UBS.
A UBS terá cinco equipes completas de Estratégia de Saúde da Família, além de três equipes de estratégia de Saúde bucal.
A estrutura faz parte de uma estratégia de atendimento para o bairro mais populoso de Araquari, que conta hoje com 29.140 pessoas cadastradas no Sistema Único de Saúde.
O Itinga já possui três Unidades Básicas de Saúde, a Mário Tito Salvador, Geny Westrupp Kuhnen e Nicanor Corrente, esta última foi inaugurada em 2024.