Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitos de SC são alvo de operação contra corrupção e lavagem de dinheiro

Foto: Divulgação

Por: Gabriel JR

19/05/2026 - 08:05 - Atualizada em: 19/05/2026 - 08:40

Seis pessoas foram presas preventivamente, incluindo um prefeito e empresários, e 37 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (19) durante operação que apura organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, e São João Batista, na Grande Florianópolis.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, as ações da “Operação Regalo” ocorrem em casas, empresas e órgãos públicos de 10 cidades catarinenses e uma em Mato Grosso.

Segundo o MPSC, as investigações começaram em 2024 e apuram irregularidades em contratos de obras e urbanização da Orla Norte de Balneário Piçarras, além de outros contratos firmados nos municípios de Balneário Piçarras e São João Batista. A suspeita é de atuação conjunta entre um grupo político e empresários para favorecer contratos públicos mediante pagamento de propina.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Mais um prefeito e um ex-prefeito de SC se tornam réus na operação mensageiro – entenda

De acordo com a investigação, o esquema envolveria pagamento de vantagens indevidas equivalentes a 3% dos contratos públicos ligados à Prefeitura de Balneário Piçarras, além de valores variados em contratos de São João Batista. Apenas em Balneário Piçarras, o valor estimado das propinas ultrapassa R$ 485 mil, conforme apontam os investigadores.

O Ministério Público informou ainda que foi determinado o sequestro de valores supostamente pagos como propina, com o objetivo de ressarcir os cofres públicos. Os materiais apreendidos serão analisados pelo GEAC e pelo GAECO para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos. O caso segue sob sigilo judicial.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação