Prefeito de Jaraguá do Sul reúne Grupo de Resposta e Ações Coordenadas sobre as chuvas da região

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

06/10/2023 - 14:10 - Atualizada em: 06/10/2023 - 14:48

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, reuniu o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) na manhã desta sexta-feira (6), quando foi definida a estratégia de trabalho por conta do grande volume de chuvas previsto na cidade a partir desta sexta e ao longo do final de semana.

O município está em estado de atenção e as secretarias com servidores em regime de plantão. O plano de contingência e gerenciamento de crise foi acionado para atender eventuais ocorrências. O Corpo de Bombeiros Voluntários irá comandar as ações acionando as equipes quando necessário.

A princípio, pessoas que precisarem ser retiradas de casa serão levadas para o Parque Municipal de Eventos, onde funcionará o “Abrigo de Crise”, com toda a estrutura de alimentação, chuveiros, colchões e demais produtos e equipamentos.

“O objetivo é atender as situações emergenciais com a maior brevidade possível”, orienta o prefeito Jair Franzner.

A estrutura de transporte e socorro as pessoas disponível na cidade estará à disposição: como veículos e equipamentos do Jeep Clube, GERAR e outros grupos. Segundo o comandante da corporação, Neilor Vincenzi, em virtude das circunstâncias – e do ponto de vista da prevenção – trabalha-se com o pior cenário possível.

“Alertamos aquelas pessoas que foram atingidas em 2014, para que redobrem a atenção ou até saiam de casa por precaução. Estamos nos antecipando e trabalhando com o pior cenário, mas esperamos que a cidade não seja tão impactada”, disse. Outra recomendação é para que os munícipes só liguem para os telefones 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil) em caso de emergência.

Notícias no celular

Whatsapp