O prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi, e a secretária de Educação e Cultura, Rosane Martini Berti, acompanharam esta semana o trabalho realizado pelas equipes das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município. Os quatro CMEIs de Corupá iniciaram as atividades deste ano em 31 de janeiro, enquanto que as quatro escolas municipais iniciaram o ano letivo em 5 de fevereiro. Atualmente a educação infantil e o ensino fundamental do município contam com cerca de 2.550 alunos.
Além de acompanhar o trabalho nos Centros de Educação, Gottardi e Rosane conversaram com diretoras, coordenadoras e professores para saber como está o uso da nova metodologia de ensino adotada este ano pela Prefeitura. Desde fevereiro, alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º anos totalizando mais de 800 alunos do ensino fundamental e professores receberam apostilas e agendas do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, implantado pela Prefeitura.
O fornecimento do material didático deve ocorrer por bimestre sendo que os estudantes e professores receberão kits com livros didáticos quatro vezes no ano letivo. Além disso, a editora está prestando assessoria pedagógica com cursos oferecidos à rede municipal de ensino sobre o novo sistema de ensino e cursos de metodologia.
O contrato entre a Prefeitura e a Editora Positivo foi firmado em novembro do ano passado e prevê o fornecimento de livros didáticos integrados, plataforma virtual de aprendizagem com conteúdos educacionais para estudantes e cursos de metodologia para os professores da rede municipal de ensino.
O prefeito João Carlos Gottardi ressalta que o novo sistema de ensino adotado nas escolas de Corupá deve fazer com que o aprendizado no município dê um salto em qualidade, pois o conteúdo e metodologia do Sistema de Ensino Aprende Brasil da Positivo é o mesmo aplicado em escolas particulares.
Ampliação
Durante visita aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) o prefeito João Gottardi e a secretária Rosane Berti conversaram com as diretoras sobre os espaços que podem receber ampliações. A intenção da Secretaria de Educação é de que sejam construídas mais duas salas no CMEI Gertrudes Stefen, uma no Dona Nina e outra no Ano Bom. Estas unidades são as que contam com maior procura de vagas no município. Atualmente, Corupá conta com 382 crianças matriculadas nos Centro de Educação, mas segundo a secretária Rosane, a intenção é de que sejam abertas mais vagas com a ampliação de salas nas unidades mais procuradas.
*Com informações da Prefeitura de Corupá